SECRETARIA

CGM

CONTROLADORIA GERAL E OUVIDORIA GERAL

FRANCISCO DARIO PACHECO DA SILVA
CONTROLADOR (A) GERAL

FRANCISCO DÁRIO PACHECO DA SILVA. Dário Pacheco é natural de Quixadá, tendo graduado em DIREITO pela UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - no ano de 1995, portanto na lide jurídica atuando como advogado há 30 anos com Direito Penal, Cível, Trabalhista, Imobiliário e Administrativo. Oficial da Reserva pelo NPOR - NÚCLEO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAS DA RESERVA do Exército Brasileiro. Especializando em Direito Imobiliário. Foi Procurador Geral do Município de Choró. Foi Secretário Geral [...]

Amparo: : 02.01.008/2025 - 02/01/2025

Matrícula: 0928728

INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO

CNPJ: 23.444.748/0001-89

Telefone(s): (88) 9.9920-4550 - Ramal: WHATSAPP OUVIDORIA

E-MAIL: controladoria@quixada.ce.gov.br

Horário: DE SEGUNDA A QUINTA - DAS 07:30H AS 11:30H E 13:30H AS 17:30H; AS SEXTAS - 07:30H A 13:30H

Endereço: TRAVESSA JORGE MATIAS, Nº S/N - CAMPO VELHO - CEP: 63.907-010

Mais informações do orgão
Apresentação
Criada pela Lei Municipal 2.382 de 18 de maio de 2009, a Controladoria Geral de Quixadá, com o intuito de assegurar ao Poder Executivo a fiscalização contábil, orçamentária, administrativa, operacional e patrimonial quanto a legalidade, legitimidade e economicidade na gestão dos recursos e avaliação dos resultados obtidos pela Administração. Em virtude da Lei Complementar N° 27, de 21 de Setembro de 2022, os serviços de ouvidoria também ficaram vinculados a esta Controladoria.
   
Missão
Garantir a correta execução dos recursos públicos, através da implementação e disseminação de instrumento de controle nas rotinas administrativas, assegurando a transparência na Administração, contribuindo na melhoria constante dos serviços públicos prestados a sociedade e no fomento da participação popular.
   
Visão
Ser referência no estado do Ceará como órgão de excelência no controle interno até 2025.
   
Valores
Compromisso com a população
Credibilidade
Eficiência
Ética
Impessoalidade
Legalidade
Transparência
Ética, eficiência, transparência, legalidade, credibilidade, impessoalidade e compromisso com a população.
   
Atribuições da Secretaria
Assessorar a Administração nos aspectos relacionados com os controles interno e externo e quanto à legalidade dos atos de gestão, emitindo relatório e pareceres sobre os mesmos.
Coordenar as atividades relacionadas com o Sistema de Controle Interno do Município, promovendo a sua integração operacional e expedindo atos normativos sobre procedimentos de controle.
Interpretar e se pronunciar em caráter normativo sobre a legislação concernente à execução orçamentária, financeira, operacional e patrimonial.
   
Atribuições do Gestor
Acompanhamento sobre a divulgação dos instrumentos de transparência da gestão fiscal nos termos da Lei Complementar n° 101/2000.
Assessorar, através da Controladoria do Município, a Administração nos aspectos relacionados com os controles interno e externo.
Coordenar as atividades relacionadas com o Sistema de Controle Interno do Município, promovendo sua integração operacional e expedindo atos normativos sobre procedimentos de controle.
   
Nome Data início Data fim
Mais
NILO LOPES DA COSTA NETO 04/01/2021 15/01/2024
FRANCISCO DARIO PACHECO DA SILVA 15/01/2024 31/12/2024
Nome Data início Data fim
Mais
FRANCISCO DARIO PACHECO DA SILVA 15/01/2024
NILO LOPES DA COSTA NETO 04/01/202115/01/2024
Setor Contatos Ramal E-mail
Mais
ASSESSOR TÉCNICO – I
CONTROLADOR GERAL DO MUNICÍPIO (88) 99920-4550
controladoria@quixada.ce.gov.br
COORDENADOR DE CONTROLE INTERNO (88) 99920-4550
controladoria@quixada.ce.gov.br
COORDENADOR DE INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA (88) 99920-4550
controladoria@quixada.ce.gov.br
COORDENADOR DE NORMATIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO. (88) 99920-4550
controladoria@quixada.ce.gov.br
OUVIDOR GERAL E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA. (88) 99920-4550
controladoria@quixada.ce.gov.br

CGM REALIZA SEGUNDO TREINAMENTO DO ANO E ORIENTA SERVIDORES SOBRE NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA DE MEDIÇÕES DE OBRAS, REFORMAS E OUTROS SERVIÇOS LIGADOS A ENGENHARIA.: /2025

A equipe técnica da Controladoria Geral do Município de Quixadá realizou, no dia 04 de setembro de 2025, no auditório do Paço Municipal, mais um importante treinamento voltado aos demais servidores municipais. O tema abordado foi a Instrução Normativa nº 001/2025 CGM, que estabelece os procedimentos para pagamento de medições de obras, reformas e outros serviços de engenharia no âmbito da Prefeitura. Os procedimentos estabelecidos na norma, publicada em 29 de agosto, passam a ser exigidos para as medições realizadas a partir dessa data, e tem como objetivo principal garantir mais eficiência, conformidade e transparência nos processos administrativos ligados à execução de serviços de engenharia. A capacitação teve como foco apresentar e esclarecer os principais pontos da nova normativa, permitindo que os servidores compreendam corretamente os procedimentos exigidos e possam aplicá-los de forma segura e padronizada. Esse foi o segundo treinamento realizado pela Controladoria em 2025. O primeiro ocorreu no dia 01 de julho, e abordou dois temas essenciais para a boa governança: a importância da transparência municipal por meio do site oficial da Prefeitura e os procedimentos para a concessão de diárias, com foco nos normativos legais que regulam o tema. Na ocasião, foi reforçada a importância de divulgar corretamente as informações públicas e de seguir os critérios legais na liberação de recursos, fortalecendo a confiança da população na gestão municipal.

04/09/2025
Notícias do órgão
Perguntas frequentes FAQ

O pedido de acesso à informação deverá conter: - Nome do requerente - Número de documento oficial de identificação válido - Especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida e - Endereço físico ou eletrônico (e-mail) do requerente, para recebimento da informação solicitada.

A finalidade é dar visibilidade à gestão pública por meio da divulgação de dados compreensíveis e de fácil acesso à sociedade, facilitando e promovendo o controle social pelo cidadão, com oferta de informações acerca das receitas e gastos governamentais.

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