Com 96,28% de índice de transparência, o município será premiado pelo TCE-CE no próximo dia 12 de dezembro; resultado reflete compromisso e gestão voltada para o cidadão

A Prefeitura Municipal de Quixadá acaba de alcançar um dos mais importantes reconhecimentos nacionais na área de gestão pública: o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP)
- Edição 2025. O prêmio, concedido pela Atricon em parceria com os Tribunais de Contas do Brasil, é um reflexo direto do índice de transparência do município, que atingiu 96,28% na avaliação deste ano. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 12 de dezembro, na sede do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), em Fortaleza.
Para alcançar o Selo Diamante, Quixadá precisou atender a mais de 130 critérios rigorosos estabelecidos pelo PNTP, que medem aspectos fundamentais relacionados à clareza das informações públicas, facilidade de acesso, atualização e qualidade dos dados disponibilizados ao cidadão. Esses critérios permitem comparações com outros municípios, fortalecem a cultura da transparência e geram indicadores essenciais para a melhoria contínua da gestão pública, o que colocou Quixadá entre os 15 primeiros dos 161 municípios cearenses avaliados.
A edição 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública foi a maior da história, envolvendo a análise de mais de 10 mil portais de órgãos públicos em todo o país. O resultado foi apresentado nesta quinta-feira (4), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado em Florianópolis. Do total avaliado, 2.912 portais foram certificados, sendo 998 com o Selo Diamante, 1.082 com o Selo Ouro e 832 com o Selo Prata
um crescimento de 112% em participação desde a primeira edição, em 2022.
O controlador-geral do município de Quixadá, Dario Pacheco, destacou o empenho de sua equipe na busca pelo reconhecimento. "A Controladoria-Geral do Município e sua equipe, em conjunto com os demais órgãos municipais, têm trabalhado para garantir o desenvolvimento da transparência e controle social, garantindo o acesso à informação ao cidadão, por esses esforços é que a gestão municipal recebeu o Selo Diamante junto a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil", comenta Pacheco.
Para o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, o resultado demonstra o amadurecimento da gestão municipal. "Transparência é um pilar fundamental de qualquer administração que respeita seu povo. Receber o Selo Diamante mostra que Quixadá está entre as melhores gestões do Brasil em transparência, e isso nos enche de orgulho. Seguiremos trabalhando para que o cidadão tenha cada vez mais acesso e participação na vida pública do nosso município", ressaltou o gestor.