O programa de revitalização da cotonicultura em Quixadá conta com o apoio diversas instituições
A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar de Quixadá, em parceria com diversas instituições, realizou na tarde dessa quarta-feira (21) a entrega das sementes de algodão para 40 agricultores do município. A iniciativa faz parte do programa de revitalização da cotonicultura em Quixadá, que visa resgatar a cultura algodoeira na região.
O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar de Quixadá, Fausto Moreno, informou que os agricultores beneficiados já estão cadastrados no programa e receberão apoio do município durante o ciclo produtivo. Ele também anunciou que a Prefeitura pretende ampliar o programa para o ano de 2025, distribuindo sementes para pelo menos 100 agricultores. "Se Deus quiser, no próximo ano, a Prefeitura de Quixadá irá distribuir sementes para pelo menos 100 agricultores. E para isso, nós já estamos à disposição para fazer o cadastro para o próximo ano, já que neste, estamos atendendo a 40 agricultores que já estão cadastrados", disse.
A representante da Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará (Apaece), Franciele Silva, destacou a parceria da Prefeitura de Quixadá com os agricultores e desejou sucesso na retomada da cotonicultura no município. "Continuamos com a parceria com a Secretaria de Agricultura de Quixadá. A gente deseja muita sorte aos agricultores no plano safra do algodão 2024", comentou.
O programa de revitalização da cotonicultura em Quixadá conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e Governo do Estado.