Lady Arruda Mota é enfermeira por formação e possui pós-graduação em Sistemas e Serviços de Saúde; Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria, ambos pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), especialização em Auditoria em Serviços de Saúde Pública e Privada e mestrado na área de Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Uma de suas últimas experiências profissionais antes de assumir a pasta da Saúde em Quixadá foi na Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a frente da célula de Gestão de Projetos Estratégicos onde exerceu ações de liderança frente a construção do projeto de “Empoderamento das Pessoas com Condições Crônicas” e na execução do projeto de Acreditação das Unidades de Saúde da Rede, promovendo estudos de viabilidade para implantação de novas unidades, melhoria da eficiência operacional, dentre outros.
A experiência que possui já lhe rendeu passagens pelos municípios cearenses de Amontada, onde foi coordenadora da atenção primária, Guaramiranga e Palmácia. Lady também registra passagens pelo estado do Maranhão e na Secretaria de Saúde de Fortaleza. Na capital conduziu uma equipe de quase 800 colaboradores entre servidores municipais, mais médicos e celetistas, que atuavam em 19 Unidades de Atenção Primária à Saúde, coordenando desde a qualificação dos profissionais para registro adequado no prontuário eletrônico, estratificação de risco da população conforme protocolos clínicos do município de Fortaleza, parametrização das agendas e agendamento dos usuários; fortalecimento da política de humanização; acolhimento dos usuários; qualificação da APS baseado na política do Ministério da Saúde e da Sesa, QualificaAPSUS; organização das UAPS e capacitação dos profissionais nos protocolos clínicos da APS no manejo e tratamento da Covid-19.
Atualmente também exerce a função de professora convidada da Universidade Estácio de Sá dos cursos de MBA Gestão de Saúde e Administração Hospitalar e MBA em Auditoria em Sistemas de Saúde.