Topo
Prefeitura Municipal de Quixadá Menu
SIGA A PREFEITURA DE QUIXADÁ NAS REDES SOCIAIS OFICIAIS: Facebook Instagram YouTube

Notícias

Programa Quixadá Férias Culturais promove cultura e diversão durante o mês de julho em Quixadá

Começou nessa segunda feira (12), o projeto Quixadá Férias Culturais. O Projeto é promovido pela Fundação Cultural de Quixadá e conta com uma série de ações de arte, música, dança, visitas nos órgãos de cultura do município, formação cultural e informações para todos os públicos.

O Projeto marca também, o retorno das atividades de visitação guiada no Museu Jacinto de Sousa e no Memorial Rachel de Queiroz que se encontravam fechados por conta da pandemia. As visitas serão marcadas através de agendamentos, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19. E para iniciar o retorno das visitas presenciais será realizada a visita guiada acessível nos dias 13 e 20 de julho a partir das 9h ao Museu Histórico Jacinto de Sousa. Já as visitas in loco, aos dois locais, poderão ser agendadas para até o final do mês. Mais informações sobre agendamento podem ser informadas pelo número tal (88) 996361876.

Durante as quintas-feiras, do período do próximo dia 15 até o dia 29 de julho, serão realizadas as Tardes Sonoras, com contemplação do pôr do sol acompanhado do som agradável da música instrumental com a apresentação dos professores da Fundação Cultural, Ronaldo Soares e Paulo Queiroz, que estarão a partir das 17h se apresentando na sacada da Fundação Cultural e Memorial Rachel de Queiroz.

Nas segundas e quartas feiras do mês de julho, será a vez do Zumba na Praça. As aulas, comandadas pelo professor Ricardo Meneses, acontecerão das 18 às 19h na Praça Gladson Martins (Praça da Cultura) em uma mistura de saúde e diversão. No dia 21, teremos uma live para entrega do livro “Os Profetas: Pelo observar da natureza e o desejo de chover”. O evento é realizado em parceria com a In Vento – Assessoria e Produção Cultural. A Secretaria de Cultura e Fundação Cultural de Quixadá farão a entrega dos livros, que foram doados à Secretaria Municipal de Educação de Quixadá, Fundação Cultural, Academia Quixadaense de Letras e Instituto de Pesquisa e Viola. A cerimônia de entrega será transmitida virtualmente através dos canais oficiais de Comunicação da Prefeitura Municipal de Quixadá às 19h e conta com a presença dos representantes das instituições envolvidas.

O Quixadá Férias Culturais também é momento para dividir experiências. No dia 22 de julho haverá um encontro com representantes das entidades que integram o Consórcio de Cultura do Sertão Central, que foi criado com o objetivo de proporcionar o debate entre os 13 municípios da microrregião que compõem o Sertão Central para ampliar o diálogo entre os governos Federal, Estadual e Municipais, bem como com quem faz a cultura e os que usufruem dela. A reunião é organizada pela Casa de Saberes Cego Aderaldo e pela Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá. O espaço será de oportunizar o acesso as informações das ações desenvolvidas em cada cidade e, assim, ampliar os mecanismos de participação social, troca de experiências, além do fortalecimento da cadeia produtiva cultural e turística.

É também no dia 22 que a Banda Municipal na Praça agita a cultura local. A Banda Mestre Nabor Crebilon de Sousa, mantida pelo município é uma das mais tradicionais do estado tendo a frente o maestro Didi Barros, vai retomar suas atividades com uma rica apresentação na Praça Gladson Martins (Praça da Cultura) a partir das 19h.

Os dias 27 e 28 devem ser reservados para lives bate-papo. A primeira delas, “Cadeia Produtiva Cultural de Quixadá”, vai mostrar o resultado de uma pesquisa realizada de forma virtual em fevereiro deste ano. O estudo foi realizado com trabalhadores e trabalhadoras da Cultura do município e aponta em números a força e importância do setor na Economia local, bem como a diversidade artística e cultural de Quixadá. O momento conta com a participação de gestores, produtores e pesquisadores da área cultural para dialogar não só sobre os resultados da pesquisa, mas da sua importância no projeto de ações destinadas as políticas públicas local. O bate-papo será às 19h, com transmissão nos canais oficiais da Prefeitura Municipal de Quixadá. Já no dia 28, no mesmo horário e nos mesmo canais, o diálogo é sobre a “Pesquisa da Hora – Trans Ação”, que foi realizada entre fevereiro e maio deste ano pela Coordenadora de Políticas Públicas LGBTQIA+ de Quixadá, Gaby Holanda. A pesquisa teve por objetivo a identificação de mulheres e homens trans da Terra dos Monólitos, a fim de identificar quem são essas pessoas e suas principais necessidades, além de traçar políticas públicas efetivas e mais assertivas para esta comunidade. O bate-papo terá a participação de representantes das Secretaria de Desenvolvimento Social, da Educação e Saúde, que irão conversar não só sobre os números da pesquisa, mas da assistência no âmbito social, educacional e da saúde dessa população na cidade.

Compartilhe:

Acesso Rápido

Final de página