Topo
Menu Prefeitura Municipal de Quixadá
SIGA A PREFEITURA DE QUIXADÁ NAS REDES SOCIAIS OFICIAIS: Facebook Instagram YouTube

Notícias

Autarquia de Meio Ambiente discute criação de unidade conservação ambiental na 1ª Semana Eco Quixadá

A Semana do Meio Ambiente, que é comemorada do dia 1º até 5 de junho, em Quixadá, será de debates e propostas que visam envolver a sociedade na construção de um município melhor para se viver. Com este objetivo, a Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA) realiza a primeira Semana Eco Quixadá 2021.

O evento ocorre a partir desta quinta-feira (3) e conta com apresentações culturais e debates sobre diversos temas para o desenvolvimento ambiental do município. Em seu primeiro dia, a Semana Eco Quixadá 2021 discute a criação de uma unidade de conservação ambiental na Terra dos Monólitos, em palestra que ocorre a partir das 19h, via plataforma Google Meet. O secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, será o palestrante desta temática.

A Semana Eco Quixadá 2021 será encerrada no domingo, 6 de junho. (Fotos: Cleyton de Paula)

De acordo com a superintendente da AMMA, Mara Lopes, a criação da unidade de conservação ambiental em Quixadá é assunto que deverá ser discutido junto a comunidade acadêmica, a sociedade e diretores de Organização Não-Governamentais (ONG’s) pela relevância do equipamento para o setor. “Nós temos uma relevância muito grande em geossítios e de patrimônio natural muito fortes, então, a semana vai discutir sobre isso. No sábado, que é o Dia do Meio Ambiente, a gente vai tratar mais a questão da educação ambiental porque para a qualquer implantação e execução de políticas ambiental a gente precisa estar preparado, com a população mais sensibilizada para essa questão”, disse.

Na sexta-feira (4), o delegado da Policia Civil do Estado do Ceará, Willian Lopes, debate, junto com as protetoras independentes Catarina Dantas e Dionyleny Rocha, a Lei que trata de defesa dos animais. “Existe uma política sendo construída sobre este assunto e nós vamos debater sobre os maus-tratos e abandono”, comentou Mara Lopes.

No Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Semana Eco Quixadá 2021 debate, às 19h, o papel da Educação Ambiental no atual cenário brasileiro. A palestrante desta temática será a professora mestra Vaneicia dos Santos. Para encerrar à noite haverá uma apresentação cultural com Paulo Queiroz.

O evento encerra no domingo (6), dia em que AMMA comemora aniversário de fundação. Para lembrar o relevante papel da Autarquia na defesa e proteção do meio ambiente, a superintendente do órgão realiza palestra, a partir das 16h, para apresentação das políticas públicas da instituição e lançamentos de projetos ambientais no município. O momento conta com a participação de Antônio dos Reis, da Associação dos Catadores. Sobre a palestra de encerramento, Mara Lopes destaca que ”muitas pessoas não sabem o que é autarquia, o que ela faz, e eu vou apresentar sobre o trabalho de licenciamento e a execução das políticas ambientais que a gente tem, como a coletiva seletiva. É uma semana de conhecimento e troca de experiência, com a participação de empresas de fora, de São Paulo e do Rio de Janeiro porque são temas relevantes”.

Compartilhe:

Acesso Rápido

Final de página