NOTÍCIAS

30-OUT-2025

XIII Conferência Municipal de Saúde de Quixadá tem ampla participação popular e foco no fortalecimento do SUS

Evento marca um novo ciclo de planejamento para os próximos quatro anos, após 20 pré-conferências realizadas nos distritos e bairros

Por Franzé Cavalcante 30/10/2025 #saúde

Nesta quinta-feira (30), o Complexo Educacional de Quixadá foi espaço de um importante momento de diálogo, escuta e construção coletiva: a XIII Conferência Municipal de Saúde. Com o tema "Construindo um SUS forte, inclusivo e sustentável", o encontro reuniu representantes da sociedade civil, profissionais de saúde e autoridades municipais e estaduais, com o objetivo de definir diretrizes para as políticas públicas de saúde pelos próximos quatro anos.

Antes da conferência, foram realizadas 20 pré-conferências em diversos distritos e bairros do município, que serviram como base para o debate final. Esses encontros possibilitaram a participação direta de profissionais, gestores e usuários do SUS, ampliando a escuta popular e garantindo que as propostas representassem as reais necessidades da população quixadaense.

Durante a abertura, o secretário de Saúde de Quixadá, Rilson Andrade, destacou a importância do evento como instrumento de avaliação e planejamento: "A conferência é um momento para analisar aquilo que está sendo feito, avaliar o que ainda precisa ser aprimorado e, principalmente, juntos sugerir e programar o que pode ser feito para a melhoria da saúde de Quixadá."

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosa Oliveira, ressaltou o caráter participativo do encontro: "É um momento de escuta, reflexão e construção coletiva. Cada proposta pode construir um futuro melhor. Que seja um espaço de união a favor de uma saúde pública mais justa e acessível." Já o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Carlos Eugênio, lembrou o pioneirismo do município: "Quixadá tem história na saúde. Foi o primeiro a implantar o PSF, quando ainda era uma incógnita. É fundamental que a população continue sendo bem assistida, e o Conselho Municipal tem mostrado um bom trabalho."

Representando a Superintendência de Saúde do Sertão Central, Isabel Paulino destacou o papel das conferências no planejamento do SUS: "Toda a população tem um papel fundamental na construção do SUS. A Conferência reafirma a importância de ouvir trabalhadores, usuários e gestores. Para a gestão, é uma base sólida para o plano de saúde que orientará as ações pelos próximos quatro anos."

Com três eixos temáticos — acesso e equidade na atenção à saúde; valorização do trabalho e da educação em saúde; e participação social, financiamento e inovação —, a XIII Conferência Municipal de Saúde reafirmou o compromisso de Quixadá com uma gestão participativa, humana e comprometida com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

 

Deixe seu comentário

logo

Selo ATRICON Prata 2024Selo UNICEF 2021-2024Selo Município Verde - 2022-2023