A programação será intensa. Ao longo do mês acontece oficinas, shows e a 19ª Primavera dos Museus
A Fundação Cultural de Quixadá/Secretaria de Cultura do município preparou uma agenda diversificada para setembro de 2025. A programação reúne oficinas, espetáculos musicais, mostras artísticas, desfiles, lançamentos e eventos culturais que prometem movimentar a cidade e atrair públicos de todas as idades.
As atividades começam no dia 8 de setembro com a Oficina de Cajon, ministrada por Lucas Alexandre, na Sala de Violão. Já no dia 10, o público poderá prestigiar o espetáculo Encantaria de um Sertão que já foi Mar, de Levi Teixeira, no Teatrinho de Bolso Velho Didi. A programação segue no dia 11 com o Show do Vini, de Márcio Vinícius, também no Teatrinho.
Nos dias 12 e 13, duas grandes atrações musicais ganham destaque: o cantor Paulo Henrique, no XIX Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), na Praça da Estação; e o projeto Tributos
- Homenagem a Cazuza, com participação especial de Juruviara, no Teatrinho de Bolso. Ao longo do mês, outras apresentações de música autoral, teatro e dança também integram o calendário, como Boreal Santos, com Wellington Matias Junior (17/9), e Entre Pedras e Concretos, de Maria Juliana (20/9). Nesta mesma data, haverá ainda um desfile de moda organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, na Praça da Cultura.
Um dos pontos altos da agenda será a 19ª Primavera dos Museus, que acontece de 22 a 27 de setembro com o tema "Museus e Mudança Climática". A programação inclui distribuição de mudas, oficinas, exibição de documentário, percurso cultural em homenagem a Rachel de Queiroz, shows e debates. Entre os destaques estão o lançamento do documentário Verbo Ser, da diretora Nívia Uchoa, no dia 24, e o show Aquelas Canções, de Cláudio Mutti, integrante do grupo Roupa Nova, no dia 25. O encerramento acontece no dia 27, com o Café e Cine Ambiental, exibindo o filme O Homem que Plantava Árvore, no Museu Histórico Jacinto de Sousa.
Para fechar o mês, no dia 28 de setembro, Quixadá recebe a 23ª Mostra de Teatro Transcendental, com o espetáculo Memórias de Chico Xavier, interpretado pelo ator João Signorelli, no Teatrinho de Bolso Velho Didi. A entrada será solidária, basta doar um quilo de alimento.
Com uma programação tão ampla e variada, setembro se consolida como um mês de intensa efervescência cultural em Quixadá, reforçando o compromisso da gestão municipal em valorizar a arte, a cultura e a memória local.