Evento inédito no interior deve atrair oito mil visitantes, movimentar a economia local e consolidar o município como polo de inovação e negócios no setor de laticínios
Na última sexta-feira (29), a Prefeitura de Quixadá reuniu, no Complexo Educacional do município, empresários e comerciantes locais para apresentar os detalhes do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), que será realizado nos dias 11, 12 e 13 de setembro na cidade. O evento, considerado o mais importante do setor no Nordeste, reunirá produtores, pesquisadores, indústrias e consumidores em uma grande programação de inovação, negócios e troca de conhecimento, com destaque para os concursos de queijos regionais e um festival gastronômico.
A estrutura do evento já começou a ser montada ao lado da Estação Tecnológica de Quixadá. Organizado pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Quixadá e a Faec, o ENEL receberá 55 caravanas de municípios cearenses e contará ainda com visitantes de sete estados nordestinos. A expectativa é de que cerca de oito mil pessoas participem das atividades nos três dias, fortalecendo a economia local com a movimentação no comércio, hotelaria e setor gastronômico.
De acordo com o articulador do Sebrae no Sertão Central, Cleverson Carlos Vasconcelos, a programação vai das 8h às 22h e será bastante diversificada. "Durante o encontro teremos rodada de negócios dentro da Estação Tecnológica e vamos montar uma usina de queijo dentro de um container. Também teremos oficinas de queijo artesanal, maturados, trançados, doces e iogurte, valorizando a produção regional", destacou. Além disso, haverá o Monólitos Summit, espaço voltado para startups, com 14 estandes apresentando projetos de inteligência artificial, produtividade e novos modelos de negócios.
Outro ponto alto será o espaço gastronômico, que contará com a participação da Associação dos Chefes de Cozinha do Estado do Ceará, trazendo criações exclusivas com a temática do leite e seus derivados. No total, 90 expositores terão a oportunidade de mostrar seus produtos, serviços e conhecimentos, gerando negócios e promovendo a valorização do setor.
O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, destacou a importância da iniciativa para a cidade. "Este é um momento histórico, pois é a primeira vez que o ENEL acontece no interior de um estado nordestino. Estamos colocando Quixadá em evidência, atraindo turistas, investidores e fortalecendo nossa economia local. O evento é uma vitrine para mostrar o potencial da nossa cidade e gerar oportunidades para todos", afirmou. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, Marcelo Ventura, reforçou o caráter inédito da realização: "É a primeira vez que o encontro sai de uma capital, e isso mostra nossa capacidade de articulação. Estamos aproveitando para abrir portas para novos negócios e consolidar Quixadá como polo de desenvolvimento no Ceará".