Atividade virtual reunirá representantes dos 52 municípios que compõem as macrorregiões
A terceira etapa regional da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024 será realizada na próxima quinta-feira (18/4). A atividade ocorrerá de forma on-line para ampliar a possibilidade de participação dos atores envolvidos com o setor, dentre os quais sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa, empresariado e governo.
Desta vez, estarão presentes, de maneira virtual, representantes dos 52 municípios sediados nas macrorregiões Sertão Central, Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Canindé e Vale do Jaguaribe. O evento é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com o objetivo de debater e refletir sobre o papel da CT&I nos próximos anos.
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados já podem se inscrever no link: www.sct.ce.gov.br/cecti
Detalhes
A Conferência Estadual está envolvendo todos os 184 municípios cearenses nas atividades. "O evento vai possibilitar a construção de um mapa atualizado em CT&I do nosso estado. Também irá fornecer resultados que deverão ajudar a definir a agenda nacional do setor para a próxima década, em um trabalho conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)", explica a titular da Secitece, Sandra Monteiro.
A agenda de etapas regionais segue na próxima semana, reunindo Grande Fortaleza, Litoral Leste e Maciço de Baturité no dia 25 de abril, em evento virtual.
Eixos temáticos
Durante a atividade, os participantes debaterão em torno de quatro eixos temáticos: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos estaduais; e Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social.
As propostas definidas no evento cearense serão levadas para a Conferência Regional Nordeste, em Recife, e ainda vão subsidiar a realização da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em Brasília, no mês de junho.