O objetivo do mutirão foi oferecer um atendimento integral e humanizado às crianças com TEA e suas famílias.
O município de Quixadá realizou no último fim de semana, nos dias 16 e 17 de fevereiro, um mutirão de atendimento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Saúde, que mobilizou uma equipe multiprofissional composta por neuropediatra, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, entre outros especialistas.
O objetivo do mutirão foi oferecer um atendimento integral e humanizado às crianças com TEA e suas famílias, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar os serviços de saúde. Os atendimentos aconteceram no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Geral e contaram com a presença de centenas de pais, mães e crianças.
O neuropediatra Vagner Martins, que realizou uma palestra com pais de crianças com TEA, destacou que a família deve ser base para o desenvolvimento dos pequenos. "Nós começamos essa jornada, capacitando os pais para o que deve ser feito para melhorar a agitação, a inquietação, e falamos da importância da família para o desenvolvimento da criança", disse.
Este não é o primeiro mutirão para atendimento de crianças com TEA realizado pelo município de Quixadá. Outros dois já haviam sido feitos pela Secretaria de Saúde, na atual gestão. No primeiro, 176 crianças foram atendidas e no segundo, 90.