O Peteca busca sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar e a sociedade em geral na prevenção e no combate ao trabalho infantil.
Na última sexta-feira (17), Quixadá participou da solenidade de premiação do Prêmio do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O evento reconheceu os melhores trabalhos artísticos e literários das escolas públicas do estado que abordaram o tema da erradicação do trabalho infantil.
Representando o município, os protagonistas foram os estudantes Ana Karolina do Nascimento Barbosa, da Escola de Ensino Fundamental Maria Maia de Freitas (1º lugar na categoria poesia); Pablo Alexandre Borges Lima e Willian Rocha da Silva da Escola de Ensino Ensino Fundamental María Maia de Freitas (2º lugar na categoria conto); Anthony Ravier de Souza Teixeira da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Martins de Almeida (2º lugar na categoria desenho) e Francisca Josiane da Silva de Sousa da Escola de Ensino Infantil e Fundamental João Gonçalves da Rocha (3º lugar na categoria música).
Os alunos receberam premiação pela participação e pelo desempenho no concurso. Eles também tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos para o público presente, que aplaudiu e elogiou as produções. A estudante Ana Karolina do Nascimento Barbosa irá representar o estado do Ceará na etapa nacional do Peteca.
O Peteca é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) e tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar e a sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco na prevenção e no combate ao trabalho infantil.