O projeto prevê a realização de 500 FIVs em vacas selecionadas pelos produtores rurais, que receberão todo o acompanhamento técnico e veterinário necessário.
O município de Quixadá foi contemplado com um projeto de Fecundação in Vitro (FIV) para melhorar a qualidade genética do rebanho bovino e aumentar a produção de leite na região. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, o Sindicato Rural, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC)/Senar e o Sebrae, e teve início no último sábado (11).
O projeto prevê a realização de 500 FIVs em vacas selecionadas pelos produtores rurais, que receberão todo o acompanhamento técnico e veterinário necessário. O investimento total é de mais de meio milhão de reais. O objetivo é que as vacas gerem bezerros de alta qualidade, que possam produzir mais leite e carne no futuro.
O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Fausto Moreno, explicou que o projeto é uma oportunidade para Quixadá voltar a ser destaque na bacia leiteira da região, que vem sofrendo com a seca e a baixa produtividade. "Este é um projeto que foi destinado 500 FIVs para o nosso município, algo em torno de mais de meio milhão de reais. É um volume muito expressivo, que, se Deus quiser, nós vamos transformar Quixadá, novamente, em uma bacia leiteira", disse.