Os quixadaenses foram as urnas nesse domingo (01) e escolheram os novos Conselheiros Tutelares que ocuparão os cargos no quadriênio 2024/2027. No total mais de cinco mil pessoas votaram para escolher os novos membros do Conselho Tutelar do município.
Os cinco candidatos mais votados e eleitos foram respetivamente: Geysiane Siqueira (1.498 votos), Crisiane Lima (853 votos), Maurilene Araújo (819 votos), Jerciane Tomé (710 votos) e Fagner Silveira (668 votos). Livia Nunes (620 votos), João Paulo Uchôa (470 votos) e Miriam Pascoal (52 votos) ficaram na suplência e assumirão sempre que necessário em caso de ausência de algum dos conselheiros.
Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. A missão institucional consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária. A atuação ocorre em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos.
O Conselho Tutelar pode aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável; orientação, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino; inclusão em serviços e programas oficiais; requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outros.