Município é o primeiro do Brasil a utilizar sistema informatizado para qualificar ações do programa voltado à primeira infância
A Prefeitura de Quixadá entregou, nessa quinta-feira (24), tablets aos visitadores do Programa Criança Feliz. O equipamento será utilizado para alimentar, em tempo real, a nova Plataforma de Suporte para a Primeira Infância no SUAS
um sistema inédito que torna Quixadá o município piloto no Brasil no uso dessa tecnologia. A ferramenta foi desenvolvida para tornar mais eficiente o acompanhamento das famílias atendidas, garantindo mais agilidade, qualidade e transparência no trabalho dos profissionais.
A coordenadora da Vigilância Socioassistencial do município, Laís Carvalho, explicou a importância da novidade: "Os tablets foram entregues para que os visitadores possam fazer uso da plataforma em tempo real". A versão mobile da plataforma está em desenvolvimento e deve ser lançada até meados de agosto, o que facilitará ainda mais a atuação em campo.
A nova plataforma permite o registro de cuidadores, beneficiários, planos e relatórios de visitas, além de oferecer funcionalidades como geolocalização dos visitadores, geração de relatórios em PDF e inserção de formulários padronizados. O objetivo é qualificar a execução do Criança Feliz, tornando-o mais eficiente e com dados organizados digitalmente, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do governo federal voltada ao desenvolvimento infantil integral. Por meio de visitas domiciliares, os profissionais orientam pais e cuidadores de crianças de até seis anos (beneficiários do BPC), promovendo vínculos, acesso a direitos e estímulos adequados em áreas como cognição, linguagem, habilidades motoras e socioemocionais. Com a nova tecnologia, Quixadá dá um passo à frente e mostra que inovação e cuidado com a infância podem caminhar juntos.