Respeito: Prefeitura promove capacitação para atenção ao parto humanizado

A Secretaria Estadual da Saúde em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP – SAMU) e Secretaria da Saúde de Quixadá,  está promovendo entre os dias 15 e 18 de agosto o Curso de Assistência ao Parto Humanizado. A iniciativa visa promover uma capacitação pedagógica aos profissionais de urgência e emergência do Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital e Maternidade Jesus, Maria e José e acadêmicos da área da saúde, com relação à atualização das técnicas no atendimento as gestantes, pondo em prática o parto humanizado. O curso tem como referência as atuais normativas estabelecidas nas portarias do Ministério da Saúde.

A capacitação tem a carga horária de 40h sendo ministrada pelo enfermeiro Edilson Filho, professor de cursos de urgência, emergência e pós-graduado em obstetrícia, e tem como facilitadores os coordenadores de enfermagem da UPA de Quixadá, Luziene Barbosa; Nilson Holanda do Hospital Eudásio Barroso e Halana Dantas do SAMU – Base Quixadá.

A secretária de Saúde, Juliana Câmara, lembra que apesar dos serviços de atenção as gestantes serem ofertados pela rede de atenção básica (Unidades Básicas de Saúde) e Hospital e Maternidade Jesus, Maria e José, é importante que os profissionais que atuam na urgência e emergência também estejam preparados e atentos as diretrizes da Política Nacional de Humanização.