Quixadá sedia I Seminário de Educação em Direitos Humanos no Sertão Central

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceara, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Quixadá, realizaram, no último dia 30/10, no auditório da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC o I Seminário de Educação em Direitos Humanos no Sertão Central. O seminário foi um requerimento da Deputada Estadual Raquel Marques que é presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, para construção do plano Estadual em Educação. A iniciativa tem como objetivo interiorizar a temática através de debates, grupos de trabalho, troca de experiências e coleta de dados para compor o Plano Estadual de Educação. Quixadá foi a segunda das oito macrorregiões que serão visitadas até maio de 2018 para que no segundo semestre o plano seja implementado no Estado.

Para o Coordenador Especial dos Direitos Humanos do Ceará, Demitri Cruz, o evento possibilitou um maior engajamento e fortalecimento das ações. “Teremos a oportunidade de dialogar com todo Estado sobre os projetos promovidos pelas escolas, universidades, organizações da sociedade civil e veículos de comunicação. A ideia é tratar sobre quais mecanismos o Estado deve promover para fortalecer essa rede por meio do plano estadual”, ressalta.

A Secretaria da Educação, Josênia França, falou da importância do Seminário. “Esse momento transcende a troca de experiências e a coleta de propostas para inclusão no Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos. Por meio dele e dos próximos seminários, o Ceará consolidará sua política pública em conformidade com a política nacional e os direitos fundamentais, reconhecidos em âmbito internacional”, disse.

Já a secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Buriti,  defendeu o fortalecimento das políticas públicas.

“No momento em que vemos nossos direitos fundamentais sendo ameaçados, precisamos agir no sentido de criar uma política pública mais forte e mais eficiente”, ressaltou.

O município de Quixadá foi escolhido para sediar o encontro por ser um Polo Universitário, pela capacidade de mobilização dos órgãos envolvidos nesse Seminário. O que mostra o reconhecimento de uma Gestão Inteligente e de um Governo Justo