Quixadá recebe ação de teste rápido de HIV

Nesta sexta-feira, 9, e sábado, 10, das 8 às 13 horas, a Secretaria da Saúde do Ceará realiza mais uma mobilização “Fique Sabendo” para testagem rápida do HIV e sífilis. A ação ocorre na Praça José de Barros, Centro, Quixadá, em parceria com a secretaria municipal de Saúde, secretaria municipal de Desenvolvimento Social e a Coordenadoria Regional de Saúde (CRES). Além do teste rápido, a população recebe camisinhas, orientações sobre prevenção, aconselhamento pós-teste e encaminhamento para o serviço de referência HIV/ AIDS.

O teste do fluido oral é um teste rápido, de triagem, disponibilizado pelo Departamento de Infecções Sexuais Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Esse teste detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. O exame fornece o resultado que pode ser analisado a olho nu, em até 30 minutos, e pode ser executado em qualquer local.

Assessoria de Comunicação da Sesa com adaptações