Quixadá participa do I Seminário de Capacitação dos Conselheiros de Unidades de Conservação Estaduais do Bioma Caatinga

Com a preocupação em fomentar projetos voltados à conservação e manutenção dos Monólitos de Quixadá, bem como do Açude do Cedro, a Gestão Municipal, a pedido da Técnica da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) e Orientadora de Unidade de Conservação – Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá – Sra. Leyla Maria de Oliveira Barros, através de uma ação intersetorial das Secretarias Municipais da Educação;Turismo; Cultura, Esporte e Juventude, e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, promoveram, no dia 20/04/2017, a reativação do Conselho Gestor da aludida célula.

Foi deliberado a participação do Conselho gestor da UC no I SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS DO BIOMA CAATINGA. O evento foi realizado na quinta-feira, 27, na cidade de Pedra Branca, e contou com as presenças do superintendentes da SEMACE; técnicos da SEMA/CE e conselheiros de outras UC’s e a Analista Ambiental da Área de Proteção Ambiental – Chapada do Araripe/ICMBio (Ministério do Meio Ambiente), a Sra. Flávia Regina Domingos.

O município de Quixadá foi representado por técnicos das secretarias municipais, conselheiros,  professores e alunos da rede federal e municipal.

No Seminário, houve formação sobre o papel dos conselhos gestores, bem como o repasse e sensibilização sobre a legislação que ampara a Unidade de Conservação – Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá, inclusive, sobre como desenvolver o plano de manejo sob a regência da célula Quixadaense.

A Sra. Leyla Barros, externou publicamente e diante das autoridades locais, que o Governo Municipal de Quixadá tem feito um trabalho extraordinário no sentido de priorizar e colaborar no progresso desta temática, inclusive, figurou como a maior comitiva do evento, e que trabalhará de forma especial junto ao Poder Executivo Municipal e as demais instituições colaboradoras.

Na oportunidade, a Secretaria da Educação de Quixadá, foi parabenizada pela Orientadora de Célula em relação a sua postura, articulação e também pelas amostras teatrais e pela produção de roupas INÉDITAS E CRIATIVAS feitas através de materiais recicláveis, que foram apresentadas para todo o Seminário, e fornecidas por alunos e professores da Escola Municipal Nemésio Bezerra. A qual já desenvolve trabalhos voltados à temática da necessidade de conscientização da população regional sobre: a preservação da área pela sua riqueza natural, paisagística e de consolidação de ações para o seu uso sustentável.

Para o integrante do Conselho Gestor da UC e Gerente de Projetos Sócio-Educacionais da Secretaria Municipal da Educação de Quixadá, Sr. Ramon Lobo, que acompanhou a comitiva da SME no evento: “O incentivo e a disseminação da temática de Educação Ambiental na rede de ensino municipal éespecial. Haja vista, que fomos, desde sempre, agraciados pela natureza com tais monumentos e temos a responsabilidade, na dinâmica do mundo contemporâneo,de propagar aos educandos que a sociedade é parte integrante na garantia de um sistema sustentável…Como quixadaenses, somos privilegiados”.