Quixadá é sede da reunião da Comissão Intergestores Regional – CIR

A 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) promoveu nesta manhã de quarta-feira, 25, no Auditório do SINDSEP de Quixadá, mais um encontro mensal da Comissão Intergestores Bipartite (CIR), com as presenças da secretária Municipal da Saúde de Quixadá, Juliana Câmara, e de gestores da pasta de Saúde ou representantes das cidades de Solonópole, Senador Pompeu, Quixeramobim, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Ibaretama, Choró, Banabuiú.

Na abertura do encontro a secretária de Saúde de Quixadá, Juliana Câmara, e o coordenador regional de saúde, Welligton Xavier (Cí), deram as boas vindas aos convidados. Em seguida, os alunos do Curso de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) promoveram um momento de interação com dinâmicas, música e ciranda de roda.

Cada micro-região de saúde possui uma CIR com a finalidade de pactuar a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde, bem como pactuar os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, as diretrizes gerais sobre as regiões de saúde, as diretrizes regionais para a organização das redes de atenção, e as referências da atenção à saúde para o atendimento da integralidade da assistência.

É constituída por representantes da Secretaria Estadual de Saúde, ou seja, o Coordenador Regional, o Assessor Técnico e o Assistente Técnico da Coordenadoria Regional de Saúde – CRES e por todos os secretários (as) municipais de saúde da região.

Entre as discussões da reunião de Quixadá estava a adesão dos municípios ao “Programa Nascer” do Governo do Estado do Ceará, que objetiva reduzir o adoecimento e a mortalidade materna e infantil no Estado.