Prefeitura promove um dos mais emocionantes Desfiles Cívicos de Quixadá

Milhares de pessoas foram a Praça José de Barros na manhã desta sexta-feira, 7 de setembro, para acompanhar o tradicional desfile cívico promovido pela Prefeitura Municipal de Quixadá, que em 2018, contou com novidades que foram desde a garantia de arquibancadas a maior segurança com isolamento da área dos desfiles.

Após o pronunciamento do prefeito de Quixadá, João Paulo, a Polícia Militar, BP Raio e o Centro de Formação Pré-Militar do Estado do Ceará, abriram oficialmente o evento. O destaque ficou para a presença da aeronave do CIOPAER, que sobrevoava os céus no momento do desfile militar.

As Escolas Imaculada Conceição de Maria e Magia do Aprender trouxeram para a avenida lindas crianças, evidenciando os cuidados com uma educação infantil inovadora.

Além de abordar temas como ética, inovação e competência, o Colégio Valdemar de Alcântara (CVA), enfatizou o sentimento de luto pela recente perca do museu nacional.

A rede municipal de ensino foi representada por todos os distritos educacionais. Individualmente as escolas foram apresentando seus principais projetos, ações e iniciativas educacionais de incentivo a boa aprendizagem, respeitando a família e assegurando o acesso a cultura, esportes, lazer e outros direitos fundamentais. Ações como Gincana da Tabuada, Piquenique da Leitura, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, elevação da importância da cultura popular com ênfase para tradições sertanejas a exemplo do encontro dos profetas das chuvas, reisado, e ainda, a participação de alunos na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (OBA).

Na avenida, as instituições estaduais de ensino médio, promoveram momentos de resgate da história, como fez o Colégio Estadual Coronel Virgílio Távora, ao exibir com orgulho a trajetória de 53 anos de existência. A Escola Martins Rodrigues, ressaltou as práticas e atividades esportivas como ferramenta educacional eficaz, a escola ganhou recentemente o seu Ginásio Poliesportivo. Ao apresentar os cursos ofertados e ressaltar a grande contribuição no cenário da formação técnicas de profissionais, a Escola de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, trouxe como um de seus temas a “Valorização da Vida”, e em momento de emoção foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem póstumas ao aluno Samuel da Silva, falecido há um mês. Também participaram o Colégio César Cals, que iniciou as aulas em período integral e a Escola Gonzaga da Fonseca Mota.

A Associação dos Atletas Quixadaenses de Handebol, a Loja Maçônica de Quixadá e os aprovados no concurso público municipal de 2016, também participaram do momento cívico.

Vereadores e novos gestores municipais também prestigiaram o evento que encerrou-se com a tradicional participação empresarial da MOTOCEDRO – concessionária de motos, apresentações das fanfarras unificadas e a banda de música municipal de Quixadá.