Poder público e sociedade discutem melhorias para a Cidadania, Segurança e Mobilidade Urbana

Estabelecer um plano de ação após amplo diálogo com a sociedade e entidades representativas. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Quixadá por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) realizou por toda à tarde desta terça-feira, 18, o I Simpósio da Cidadania, Segurança e Mobilidade Urbana.

O superintendente do DMT, Higo Carlos, explicou que o evento marca o início de um novo ciclo, sobretudo, na segurança pública, onde o poder público municipal não só assume o papel de intermediar as ações junto aos demais poderes, como passa a contribuir de forma efetiva na implantação de políticas que garantam maior cidadania e segurança para as famílias.

Já o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, falou que é possível reduzir a violência através de uma cultura de paz, mas também pela colaboração interinstitucional da gestão municipal para pensar e contribuir com a segurança pública a partir de diversas iniciativas, entre as quais ele destacou a implantação de uma Central de vídeomonitoramento com aproximadamente 170 Câmeras de Segurança espalhadas nas vias e locais públicos. Uma ação, que segundo o prefeito, será conjunta entre Guarda Municipal, DMT, Polícias Militar e Civil.

Dentre os encaminhamentos ficou definido a criação do Programa Cidade Segura e Pacífica e de um conselho que irá se reunir a cada 40 dias para avaliar e discutir estratégias para assegurar maior proteção às famílias quixadaenses. O primeiro encontro do conselho deverá ocorrer no próximo dia 03 de maio de 2017.

Estiveram presentes, o vice-prefeito, João Paulo, representantes dos poderes executivo, legislativo, instituições de ensino superior, líderes evangélicos, Polícia Militar, representada pelo Comandante do 9° BPM, tenente-coronel Clayton Rodrigues e Polícia Civil representada pelo delegado Regional de Quixadá, Dr. Marcus Damasceno.