Com apoio da Prefeitura, alunos da UFC se destacam em Simpósio Nacional de IHC

Uma turma com três equipes de alunos do curso de Design Digital da Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá, foram destaques da XVI edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais realizado em Joinville, Santa Catarina.  O evento de IHC aconteceu entre os dias 23 a 27 de outubro e reuniu profissionais da indústria, professores, pesquisadores e estudantes interessados em investigação científica e práticas relacionadas à criação, construção e avaliação de soluções computacionais para uso pelas pessoas.

Os estudantes apresentaram o projeto Progster. Trata-se de um brinquedo digital, tabuleiro eletrônico, (e-board) que se conecta ao tablet das crianças via Bluetooth e visa ensinar lógica de programação para crianças entre 7 e 9 anos, de forma lúdica e divertida.

Dentre os seis projetos finalistas de todo o país, o projeto da UFC sagrou-se campeã da competição de Design destacando-se no principal evento na área de Interação Humano-Computador no Brasil.

Além da ajuda de custo dado pela UFC, os alunos contaram com apoio financeiro da Prefeitura, o que segundo a estudante Raíssa Barros, foi essencial. Ela destacou ainda a importância da sociedade ter conhecimento do trabalho e do título que trouxeram para a UFC e para o município.

A secretária de Educação, Josênia França, disse que “vale ressaltar que os alunos de graduação de Quixadá concorreram com alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado de todo o Brasil, o que torna o feito ainda mais relevante”, disse Josênia.