Boletos do Garantia Safra serão entregues até o dia 19 de janeiro

A Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural de Quixadá iniciou nesta terça-feira, 16, a entrega dos boletos para os agricultores e agricultoras que aderiram ao Garantia-Safra 2017/2018. Os interessados devem ir ao Ginásio Coberto Gov. Gonzaga Mota, de 8h às 13h, até a próxima sexta-feira, 19 de janeiro.

Os boletos são entregues preferencialmente aos titulares que comparecerem portando o CPF, entretanto, as regras permitem a entrega dos boletos aos representantes legais das associações comunitárias, desde que apresentem  relação com os nomes dos beneficiários e seus respectivos documentos.

O secretário de Agricultura, Kleber Junior, ressalta que a gestão já assegurou a contrapartida do município, beneficiando 3.229 agricultores. “Nossa meta é garantir que 04 mil agricultores estejam inseridos no programa”, disse Kleber.

Garantia-Safra

O Garantia-Safra foi criado em 2002 e está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Esse benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão de fenômenos climáticos, como seca ou excesso de chuvas. Os recursos para o pagamento dos benefícios provêm das contribuições dos agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos estados e da União, que, juntas, formam o Fundo Garantia Safra (FGS), administrado pela Caixa.