Alunos de Quixadá participam da I Mostra de Filmes Acessíveis da FECLESC

Alunos surdos-mudos matriculados na rede municipal de ensino participaram na manhã desta quinta-feira, 07, da abertura da I Mostra de Filmes Acessíveis promovido pelo Curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras  do Sertão Central (FECLESC) em parceria com a Prefeitura através do Centro de Formação, Monitoramento e Acompanhamento a Inclusão de Quixadá (FORMAI); Escola de Cinema  do Sertão Central e outras instituições.

A proposta, segundo os organizadores, é dar visibilidade aos recursos de audiodescrição e legendagem para pessoas com deficiências visual e auditiva em filmes, e atuar na formação de público, com e sem deficiência, de filmes acessíveis.

A mostra aconteceu no Auditório Rachel de Queiroz, em dois momentos: A exibição de filmes de 8h às 10h30min e o debate de 13h às 17h. Todos os filmes exibidos são todos de cineastas do Sertão Central, com o propósito de valorizar e difundir o cinema regional.

O debate fomenta discussões sobre a acessibilidade em produtos audiovisuais com representantes do cinema local, representantes da pesquisa em TAVA, representantes dos profissionais de TAVA e representantes de pessoas com deficiência visual e auditiva. A Mostra ocorrerá no Auditório Rachel de Queiroz na FECLESC, na cidade de Quixadá, situado à Rua José de Queiroz Pessoa, Nº 2554, Planalto Universitário.