Agricultores têm até 31 de março para fazer o Cadastro Ambiental Rural

A empresa GT1, contratada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), realiza em Quixadá, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro eletrônico, gratuito e obrigatório das informações ambientais do imóvel rural, como áreas de vegetação nativa, recursos hídricos, reserva legal, áreas destinadas às atividades agropecuárias e outros.

Com o CAR, o posseiro ou proprietário rural tem: sua regularização ambiental, dispensa da averbação de reserva legal, acesso ao crédito rural, ao garantia safra, a programa de distribuição de sementes, entre outros benefícios e políticas agrícolas.

O Cadastro acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.  O atendimento acontecerá até o dia 31 de março de 2018.

O cadastro é o primeiro passo para a obtenção de qualquer licença ambiental para uso ou exploração dos recursos naturais da propriedade. As informações contidas no CAR serão cruzadas com imagens obtidas por satélite e assim será possível identificar o que um fazendeiro plantou ou a área que um pecuarista ocupou, as áreas que desmatou ou preservou, as que se regeneraram naturalmente ou foram recuperadas.

Vantagens do CAR:

• acesso ao crédito agrícola;
  • instrumento para planejamento do imóvel rural;
  • comprovação de regularidade ambiental;
  • segurança jurídica para produtores rurais;
  • acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA);
  • comercialização de Cotas de Reserva Ambiental;
  • maior competitividade no mercado.

Serviço:

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá

Rua: Rodrigues Júnior, 1042 – Centro, Quixadá – CE, 63900-000

Secretaria de Agricultura de Quixadá.

Av. Presidente Vargas, 231, Campo Novo. (Feira dos Animais)