21-NOV-2023

Com apoio da Prefeitura, campeonato internacional de voo livre é realizado em Quixadá

O XCeará é considerado um dos maiores eventos de voo livre do mundo, e conta com a participação de pilotos de países como Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, entre outros.

#Turismo POR COMUNICAÇÃO 21 DE NOVEMBRO DE 2023

A Prefeitura de Quixadá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDET), está dando total apoio a 27ª edição do XCeará, campeonato internacional de voo livre, asa delta e parapente, que acontece anualmente e reúne competidores de vários países do mundo, além de atletas locais.

O evento teve início nessa segunda-feira (20) e segue acontecendo até o próximo sábado (25), na rampa de voo livre localizada no Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. A gestão municipal está disponibilizando equipes de saúde, socorristas, além de apoio logístico de som, tendas e outros materiais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Barbosa, disse que o evento é importante para o calendário esportivo, para atrair visitantes para a cidade, bem como levar o nome do município para o mundo. "É a 27ª edição deste evento, este campeonato internacional, que leva o nome de Quixadá para o mundo. É um prazer ter, novamente, essa galera do voo livre, que chegou nesta época do ano, para desbravar os ventos e o sertão nordestino", comentou.

O XCeará é considerado um dos maiores eventos de voo livre do mundo, e conta com a participação de pilotos de países como Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Argentina, Chile, entre outros. O objetivo é percorrer a maior distância possível em linha reta, partindo da rampa de Quixadá. Os recordes mundiais de asa delta e parapente foram batidos na região, que é reconhecida pela sua beleza natural e pela sua condição climática favorável ao esporte.