25-MAR-2021

Drive-thru em Quixadá passa a vacinar idosos a partir de 70 anos e acelera imunização no município

#Administração 25 DE MARÇO DE 2021
Drive-Thru teve início na última segunda-feira e a partir de agora já está vacinando idosos a partir de 70 anos (Foto: Eric Veras) A Secretaria de Saúde de Quixadá anunciou oficialmente que vai passar a atender uma nova faixa etária de idosos no drive-thru: agora poderão se vacinar aqueles que tenham a partir de 70 anos. A vacinação acontece na estrutura montada no Centro de Quixadá, na praça José de Barros. Até esta quarta-feira (24) apenas os idosos com idade a partir de 75 anos podiam receber as doses, mas a Secretaria de Saúde avaliou que o público desta idade já estava atendido em sua grande maioria, o que não comprometeria o rendimento da vacinação naqueles que ainda restam ser vacinados, mesmo que desse início à imunização em outra faixa etária de público. Mesmo com o feriado da Data Magna do Ceará, o drive-thru funciona nesta quinta-feira durante todo o dia. O objetivo é acelerar ainda mais o processo de imunização entre aqueles que ainda não foram vacinados. Para ter direito a recebe a dose, basta levar o Cartão do SUS, RG, CPF e ainda um comprovante de residência. O idosos não precisam sequer descer do carro, todo o processo é feito com muita segurança. O Drive-Thru da saúde é uma importante iniciativa da Prefeitura de Quixadá, articulada e organizada pela Secretaria de Saúde. O principal objetivo é conseguir atender um maior número de pessoas e desta maneira, conseguir avançar nas metas de vacinação dos públicos-alvo, para poder passar a vacinar as outras faixas de idade previstas no Plano Nacional de Imunização. O prefeito Ricardo Silveira tem elogiado a iniciativa e acredita no rendimento positivo que ela pode trazer. "Nosso primeiro drive-thru foi um verdadeiro sucesso, com um número muito significativo de pessoas vacinadas. Continuar essa ação é necessária, para somar no trabalho que já vem sendo feito diariamente pelas nossas equipes. O que nós queremos e estamos trabalhando para isso, incansavelmente, é conseguir devolver uma chance de vida com mais proteção para essas pessoas", esclareceu o gestor. A Secretaria de Saúde de Quixadá ainda esclareceu que o drive-thru não interrompe a rotina de vacinação diária das equipes porta a porta, formada por vacinadores e agentes de saúde. As duas ações acontecem de forma simultânea, objetivando alcançar o propósito estabelecido, que é o de vacinar o máximo de pessoas que se enquadram como público prioritário no cronograma nacional e estadual estabelecido.