Topo
Prefeitura Municipal de Quixadá
TAMANHO DA FONTE: A+ A A-
Contraste

Prefeito

Ilário Marques, 56 anos, iniciou sua vida estudantil, em 1968, na Escola Pública José Jucá. Concluindo seus estudos secundários no Colégio Estadual Cel. Vírgilio Távora também em Quixadá em 1976, mudou-se para Fortaleza para cursar Direito na Universidade Federal do Ceará – UFC.

No movimento estudantil foi eleito presidente do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua da UFC. Sua militância política teve continuidade com sua filiação no Partido dos Trabalhadores – PT, em 1982.

Casado com a psicologa e deputada estadual Rachel Marques – PT, Ilário é pai da Advogada, Maira Marques e do professor da universidade federal do ABC, Victor Marques.

Atuou junto a diversos sindicatos como advogado dos trabalhadores rurais no Ceará inteiro. Eleito em 1986, com apenas 25 anos, deputado estadual, Marques foi um dos deputados eleitos mais jovens do Estado. Em seu primeiro mandato, foi membro da mesa diretora da Assembléia e atuou na Constituinte Estadual.

Em 1992, foi eleito prefeito municipal de Quixadá a primeira vez. Sua gestão foi marcada por investimentos sociais como a criação do Programa Saúde da Família, que virou modelo nacional, e por iniciativas de geração de emprego e renda, reconhecidas pelo Prêmio Nacional da Fundação Ford.

Em 1998, conquistou novo mandato no parlamento estadual, onde ocupou o cargo de terceiro secretário na mesa diretora e, novamente, retornou à chefia do executivo quixadaense em 2001, sendo reeleito em 2004.

Foi coordenador da campanha de Lula à presidência da república no Ceará. Durante viagem de helicóptero para realização campanha na região do Cariri sofreu acidente que o obrigou a pedir licença da prefeitura. Retorna ao cargo em 2007.

Em dezembro de 2007 foi eleito para assumir a presidência regional do Partido dos Trabalhadores para um mandato de dois anos.

Em 2010, foi candidato a deputado federal e obteve 58.156 votos, assumindo a vaga de deputado federal em 2011.

Em 2016, voltou a ser candidato a prefeito de Quixadá e venceu a eleição, com quase 57% dos votos (56,94%), uma diferença de mais de 6 mil votos.

Gostou? Compartilhe:

Acesso Rápido

Final de página