Trabalho infantil não é folia

Com o slogan “Trabalho Infantil não é Folia”, a campanha #Chegadetrabalhoinfantil será realizada no “Carnaval das Crianças” deste ano, dia 11/02 (Domingo), na Praça da Estação. Está iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação de Quixadá, em parceria com o PETECA – Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente.

O programa nacional do Ministério Público do Trabalho no Ceará, consiste num conjunto de ações de conscientização e sensibilização da sociedade sobre os direitos da criança e do adolescente com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.

A ação visa coibir a prática do trabalho infantil na folia carnavalesca e também alertar aos pequeninos e grandes foliões, bloquinhos e a sociedade em geral para a situação de crianças e adolescentes que trabalham criminosamente no período momino.

Além de campanha nas redes sociais, serão realizadas intervenções com a equipe formada por educadores sociais, sensibilizando artistas, famílias e comunidade.

O último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que trata do tema, apontou que quase 3 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando ilegalmente no Brasil.
O ingresso precoce no mercado de trabalho gera para a criança e, consequentemente para a sociedade em geral, impactos na garantia de direitos.

Quem testemunhar crianças trabalhando em semáforos, comércios, fábricas ou qualquer outro tipo de trabalho proibido deve denunciar a prática pelo o Disque 100, nacional, ou acionar o Conselho Tutelar do Município de Quixadá.

Com informações da SME