Quixadaenses participam das oficinas do Projeto Prevenção em Família

Os Centros de Referencias da Assistência Social promovem o ciclo de oficinas voltadas ao desenvolvimento infanto-juvenil do projeto Prevenção em Família, de iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura de Quixadá, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), totalizando 100 famílias apenas do Residencial Rachel de Queiroz.

Na segunda-feira, 01, a secretária de Desenvolvimento Social, Aparecida Oliveira, acompanhou o encerramento da oficina no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Residencial Rachel de Queiroz.

As oficinas contam com profissionais da rede intersetorial nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação, como assistentes sociais, psicólogas e pedagogas, que desenvolvem a formação em dois dias, contabilizando 16 horas, onde são abordados temas com foco para o fortalecimento dos vínculos familiares, prevenção ao uso problemático de álcool e outras drogas, e a difusão da importância da adoção de hábitos de vida saudáveis. O público-alvo do projeto Prevenção em Família são pais e/ou responsáveis com crianças e adolescentes entre zero a cinco anos e onze meses.

Para Aparecida Oliveira as oficinas são importantes para o fortalecimento de vínculos familiares e contribuem para dar suporte aos pais para que eles possam orientar seus filhos a manter uma vida saudável, pautada na cidadania e na realização do bem. “Essas atividades, ajudam os pais na criação de seus filhos. Cada mãe pode, ao sair daqui, ter a sensação de chegar em casa e mostrar com amorosidade ao seu filho que eles podem se valorizar, praticando uma atividade física, um esporte, estudando, tendo ocupações que os fazem crescer como ser humano, evitando assim com que eles enveredem para o caminho do contato com algum tipo de substância ilícita. O nosso papel como gestora pública é de ajudarmos a formar jovens que deem orgulho ao município”, comentou a secretária.