Quixadá realiza o maior desfile cívico dos últimos anos e destaca soberania nacional

A cidade de Quixadá, promoveu neste sábado, 7 de setembro, o tradicional desfile cívico em homenagem à pátria. O evento organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, foi considerado o maior dos últimos anos. Foram vários os destaques positivos apontados pelo público, entre eles, a mudança de horário para o final da tarde e início de noite, o que proporcionou mais conforto para todos os participantes.

Após o pronunciamento do prefeito de Quixadá, Ilário Marques, e a execução do Hino Nacional, o evento foi aberto oficialmente com a marcha do 9º Batalhão da Polícia Militar, BP Raio e o Centro de Formação Pré-Militar do Estado do Ceará. O momento foi marcado por um lindo show pirotécnico que encantou todo o público presente, arrancando calorosos aplausos. Dando continuidade às comemorações da independência, desfilaram os membros da Loja Maçônica, Rotary Clube, Lions Clube e a Associação Atlética de Handbol, todas as instituições têm sede atuante em Quixadá.

Logo em seguida a rede municipal de ensino, representada por todas as escolas que compõem os distritos educacionais, passaram pela avenida. Ao longo de todas as apresentações as escolas mostraram ao público, suas atividades e projetos desenvolvidos ao longo do ano como a participação na Olimpíada de Língua Portuguesa, Olimpíada de Matemática, Mostra Brasileira de Foguetes e Astronomia. Bem como o desenvolvimento dos projetos SPAECE, PAIC, PETECA, rodas de leitura, Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, Academia Estudantil de Letras, dentre outros. Todos enalteceram o tema: Educação é Compromisso de Todos!

O resgate histórico e cultural da memória quixadaense e cearense também fez-se presente durante os desfiles. As escolas trouxeram com orgulho, belíssimas homenagens à artistas, autores e personalidades de nosso povo, a exemplo de Chico Anísio, Raimundo Fagner, Rachel de Queiroz, Cego Aderaldo, Belchior e escritor quixadaense Jardes Nobre.

Outro tema de extrema importância e que foi destacado pelas representações escolares foi a atual situação ambiental pela qual o planeta está passando. Alertas sobre o desmatamento, as queimadas e os efeitos negativos da ação do homem no meio ambiente, em especial na Amazônia, reforçaram o quanto as atitudes são importantes para salvarem e preservarem o planeta.

Destaca-se, ainda, a participação das Bandas Marciais que encantaram os espectadores com sua evolução coreografada e o uso de luzes led nos instrumentos e vestimentas, que garantiram um brilho à mais durante suas passagens pela avenida. A emoção tomou conta quando o ex-integrante da Banda Marcial César Cals, Júnior César, ou Juninho, como era conhecido por todos, foi homenageado in memorian por seus amigos da banda e familiares que acompanhavam o desfile.

As apresentações das escolas e instituições chegaram ao fim com mais uma show pirotécnico, onde desta vez os integrantes da Banda de Música de Quixadá, e de todas as demais bandas desfilaram juntos pela avenida. O público presente pode ainda aproveitar após os desfiles, um grande show de encerramento com Ygor Patyele.

Fotos:

Álbuns – 0102