Quixadá participa de Seminário “Paic 10 anos: experiência bem-sucedida de colaboração entre Estado e Municípios”.

A secretária de educação de Quixadá, Josênia França, acompanhada da equipe técnica da Secretaria, participa na manhã desta quarta-feira (21), do Seminário “Regime de Colaboração com Foco na Aprendizagem”, promovido pela Secretaria da Educação (Seduc) como parte das comemorações pelos 10 anos de criação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). O evento reúne secretários estaduais e municipais de Educação, além de técnicos da Seduc e das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes). O encontro acontece no Centro de Eventos do Ceará, e contara com as presenças da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Educação, Idilvan Alencar, e de representantes das instituições parceiras do Programa.

A programação inclui debates sobre as políticas para a primeira infância no Estado do Ceará, trazendo propostas de intervenção voltadas para este público, com a participação da professora Luzia Laffite, superintendente do Instituto da Infância (Ifan).

Outro tema abordado é o regime de colaboração no Ceará, evidenciando como ocorre a pactuação entre Estado e Municípios, com os professores Fernando Abrúcio, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Maurício Holanda, ex-secretário da Educação do Ceará e consultor legislativo da Câmara Federal.

O evento proporciona ainda momentos de reflexões sobre as conquistas e desafios do Paic, considerando os aspectos cognitivos e socioemocionais das crianças beneficiadas pela ação. A atividade será coordenada pela professora Lina Katia Mesquita, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Histórico

O Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) foi criado, em 2007, com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. Entre as suas atividades estão a oferta aos municípios de formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar, entre outros aspectos. Juntamente com outras experiências, o PAIC contribuiu para a estruturação, por parte do Ministério da Educação, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

A partir de 2011, para expandir essas ações ao 3º, 4º e 5º anos, foi lançado o Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5). Em dezembro de 2015, o governador Camilo Santana lançou o Mais Paic – Programa de Aprendizagem na Idade Certa, que além da Educação Infantil e do 1º ao 5° ano, passou a atender também do 6° o 9° ano nas escolas públicas cearenses.

Ao todo, o Mais Paic recebe investimento de R$ 43 milhões do Governo do Ceará, por meio da Seduc, sendo R$ 22,5 milhões distribuídos em premiação para as melhores escolas; R$ 7 milhões para a realização da avaliação; R$ 7 milhões para aquisição de material didático; R$ 5 milhões em bolsas; e R$ 1,5 milhão em apoio logístico para a execução das formações.

* Texto extraído do site do Governo do Ceará com adaptações.