Quixadá participa da programação nacional da 12ª Primavera dos Museus

O museu Histórico Jacinto de Sousa de Quixadá integra as 900 instituições em todo o Brasil que participam até o dia 23 de setembro da 12ª Primavera dos Museus, temporada de eventos idealizados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que celebra os 200 anos de museus no país, marcado pela criação da primeira instituição museológica brasileira, o Museu Nacional/UFRJ, localizada no Rio de Janeiro

O tema “Celebrando a Educação em Museus” propõe uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: Educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

Como parte da programação nacional, Quixadá, promoverá na próxima quarta-feira, 19, a partir das 15h, oficinas, visitas mediadas e a performance Flores para Maria – um momento de intervenção histórica que discute o Regime Militar de 1964.

O secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Carlos Clayton, lembrou que atividades que buscam mostrar a história do Brasil afloram a curiosidade das pessoas em conhecer mais sobre a Cultura do país. “Os museus são espaços que nos aproximam do passado através de peças,  documentos e objetos utilizados por nossos antepassados, o que ajuda a revelar o comportamento das pessoas em uma determinada época. O museu de Quixadá não foge a essa regra e para isso é sempre importante apoiarmos e realizarmos eventos que difundam a nossa história”, comentou o secretário.

12ª Primavera dos Museus
Dia 19 de setembro (quarta-feira)
às 15h – Museu Jacinto de Sousa,
Rua Autran Moreno, 201, Quixadá-CE