Quase três mil alunos farão a prova do SPAECE em Quixadá

Os alunos da rede municipal de ensino de Quixadá farão, neste mês, a prova do Sistema Permanente da Avaliação da Educação Básica (Spaece). Serão quase três mil crianças que passarão pelo teste, sendo 1.080 alunos do 9º ano, que serão avaliados no dia 27; 1.003 do 5º e 899 da segunda série do Ensino Fundamental, que serão submetidos às provas nos dias 28 e 29 de novembro, respectivamente.

A avaliação terá como foco o domínio das competências e das habilidades esperadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. No caso das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece-Alfa, a avaliação terá como base o nível de leitura de cada uma.

A Secretaria de Educação, buscando preparar os alunos para que Quixadá tenha bons índices na prova, adotou estratégias para a construção de um melhor panorama na Educação do município, como aplicação de simulados para perceber as deficiências dos estudantes; utilização do material oferecido pela Secretaria Educação do Estado, como coletâneas de atividades, caderno de práticas pedagógicas e testes quinzenas; formação continuada dos professores, sugerindo metodologias ativas e significativas; realização de aulões nas escolas da sede do município e Realização de encontros temáticos da Psicologia Educacional com alunos do 9º ano com foco no desenvolvimento das competências sócio emocionais.

Ainda adotando estratégias para a construção de um melhor panorama na área, a Secretaria de Educação realizou encontro, no último dia 25, com gestores que contou com a participação do prefeito João Paulo de Menezes Furtado e de professores, novos diretores das Regionais Educacionais, secretários escolares e coordenadores pedagógicos. Além disso, no dia 1 de novembro foi feito treinamento com todos os professores da rede municipal de ensino do 2º e do 5º ano.

Para que os resultados sejam bons, é necessário contar com corpo docente da rede municipal de ensino, é o que avalia a secretária de Educação, Veruzia Jardim. “O professor é peça fundamental na mediação ente os alunos e o conhecimento. Os educadores em sua maioria tem se postado de forma receptiva e por muitos momentos chegam a superar as expectativas em relação às estratégias de ensino favorecendo a aquisição de habilidades para o desenvolvimento da aprendizagem”, comentou secretária.

O Spaece é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) que identifica como está a aprendizagem das crianças e jovens matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio e tem como finalidade diagnosticar a qualidade da educação pública cearense e tem servido para a implementação de políticas públicas educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas estaduais e municipais. A avaliação deste ano deve envolver 411,5 mil alunos dos 184 municípios.