Prefeitura de Quixadá realiza Seminário Municipal pela Infância

A Prefeitura de Quixadá através da Secretaria da Saúde e em parceria com a secretaria da Educação, Secretaria do Desenvolvimento Social e Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude realizou Seminário Municipal pela Infância: Nasce uma Criança, Nasce uma História. Tecendo rede de cuidados na gestão pública. O seminário fez parte de uma série de ações desenvolvidas durante todo o mês de outubro para as crianças de nosso município.

O prefeito Ilario frisou a importância do evento para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes no tratamento das crianças: “Dentro das várias ações, sobretudo lúdicas, já realizadas durante esse mês de outubro, como a cidade da criança e a inauguração do parquinho e da gibiteca na praça da Estação, a gestão também viu a necessidade de uma reflexão acerca das políticas públicas que são empregadas no cuidado e para o cuidado das crianças e adolescentes de nosso município. E esse método que é construído em conjunto é reflexivo, onde a gestão escuta todos aqueles que são responsáveis por promover e executar as ações e políticas públicas para a criança e para um aprimoramento da prática e do cuidado no dia-a-dia”, disse o prefeito.

Após uma apresentação de teatro de rua realizada por crianças de nosso município e promovido pela Fundação Cultural de Quixadá, o secretário da pasta, Audênio Moraes, lembrou que há 8 anos não era dado papel de destaque as crianças de nosso município. “Há 8 anos não se via uma apresentação como essa. Há 8 anos não existe um cuidado, um zelo com a cultura de nosso município. Nesse primeiro momento, estamos realizando o resgate da cultura e da autoestima de nosso povo, para, em um segundo momento, ampliarmos as ações desenvolvidas não apenas na cultura, mas também em todas as áreas”, disse o secretário.

A secretária da Saúde, Juliana Câmara, falou sobre uma rede de cuidados que é dado as crianças desde o pré-natal, passando pelo acompanhamento das vacinas, até sua adolescência, e enfatizou que a Secretaria de Saúde tem uma preocupação maior com a prevenção e promoção de atividades que conscientizem as crianças com os cuidados que elas devem ter para a manutenção de uma boa saúde.

Por sua vez, a secretária da Educação, Josenia França, agradeceu as crianças que foram os cerimonialistas do evento, Juan e Taissa, da Terra dos Monólitos pertencente ao Distrito Educacional Centro, e discorreu sobre o papel da escola no desenvolvimento do protagonismo infantil, pois, além da educação básica, a escola tem a missão de estimular a criança para descobrir e desenvolver suas potencialidades, dando-lhe destaque e protagonismo na construção de sua própria história, bem como ajudá-la no seu desenvolvimento cognitivo, ético e moral.

O Seminário evidenciou a rede de cuidados que a gestão publica de Quixadá tem com suas crianças. Um pré-natal bem feito, um acompanhamento de saúde eficiente, uma escola com merenda escolar de qualidade e que as ajuda a se desenvolverem e a despertarem seu protagonismo. Ações de cultura, de lazer, de esporte e ações sociais evidenciam o esmero que uma administração inteligente que preza pelo futuro de seu município, educando cidadãos com capacidade de ter destaque na sociedade e que são protagonistas de sua própria história e da história de nossa cidade.