TAMANHO DA FONTE:
Acessibilidade Contraste

Prefeito Ilário Marques apresenta unidade exclusiva de referência para atender pacientes com COVID-19

A Prefeitura de Quixadá, através da Secretaria de Saúde, prepara uma unidade exclusiva de referência que será utilizada para atender possíveis casos confirmados da COVID-19 em Quixadá.

O espaço funcionará na estrutura da nova Unidade de Saúde do bairro Putiú. Tanto a estrutura física como a estratégia de funcionamento do prédio, foram apresentadas para a população em uma live na página oficial da Prefeitura de Quixadá no facebook, realizada na noite da terça-feira, 24, com o prefeito Ilário Marques e o médico emergencista, Dr. Assis de Oliveira, profissional que ficará responsável pelo atendimento na unidade.

O prefeito de Quixadá explicou que a gestão municipal tem adotado uma série de medidas preventivas ao contágio do vírus;  a Unidade de Sáude especial prestará os serviços de atendimento ambulatorial à pessoas que apresentem quadro suspeito de contaminação pelo COVID-19. Atualmente o atendimento tem sido feito através de uma central de atendimento via telefone e a população fala diretamente com uma enfermeira e uma médica que no ato da ligação, fazem uma pré consulta e de acordo com o caso relatado, acionam uma visita domiciliar feita por uma equipe da saúde para a coleta de material e testes clínicos.

Vale salientar que o pleno funcionamento da Unidade Exclusiva de Saúde se dará mediante ao apoio do Governo do Estado do Ceará. Em plano de contingenciamento, a Prefeitura apresentou ao governo estadual, a estrutura como Unidade de Apoio e solicitou os equipamentos. A previsão é de 9 leitos isolados e equipados com toda a aparelhagem necessária para o tratamento de possíveis casos confirmados; dentre os aparelhos estão os ventiladores mecânicos, equipamento importante no auxílio para casos de agravamentos respiratórios.

Já o médico, Dr. Assis, ressalta a importância de nos mantermos calmos e confiantes diante dessa pandemia; práticas saudáveis, boa alimentação,  ingestão de líquidos, repouso e os devidos cuidados de higienização, garantem um organismo forte e com boa imunidade contra o vírus. Outra importante recomendação é que a população evite a automedicação e não comprem medicamentos indicados para outros tipos de doenças ou tratamentos, essa medicação fará falta para quem realmente precisa, um tratamento específico contra o coronavírus ainda está em fase de testes e estudos.

O distanciamento social  e a higienização das mãos, continuam sendo a melhor arma de prevenção contra a contaminação e disseminação do vírus, é importante que todos evitem sair de suas casas para evitar o contágio.