TAMANHO DA FONTE:
Acessibilidade Contraste

Nota de pesar pelo falecimento do maestro Raimundo Ferreira Barros (Chinês)

A Prefeitura Municipal de Quixadá, vem por meio desta nota, se solidarizar com os familiares e amigos do maestro Raimundo Ferreira Barros ( o Chinês), que faleceu na manhã da quarta-feira, 12.02.2020.

Chinês era casado, nascido em 5 de setembro de 1954 na cidade de Cedro, interior do Ceará. Filho de José Ferreira Barros (José Pretinho) e da senhora Raimunda Ferreira de Sousa, chegou na cidade de Quixadá no ano de 1970, precisamente no mês de junho.

Neste mesmo ano ingressou na Banda de Música Municipal de Quixadá como estudante, para ter aulas com o professor e maestro João Benício de Sá. Nesta época, seu pai já participava dos quadros da banda como primeiro clarinetista.

O jovem Chinês sempre foi interessado pelos estudos musicais e sua admiração pela cultura da música no ano de 1972 o levaria a tornar-se um dos primeiros empresários de bandas musicais.

Sua participação no cenário municipal  Quixadense como músico e empresário foi de grande importância e visibilidade para a expansão e formação de novos talentos da terra com uma visão moderna, juntamente com seus irmãos criaram Black Banda Show na década de 80 até ano 2000. A partir de então, formou outros conjuntos musicais como Banda Remelexo e Banda Boneca Cobiçada. E essa última passou a se chamar como Chinês Som.

Conciliando a arte e os estudos, formou-se em Pedagogia no ano de 2006. E durante um período, a partir de 2017, assumiu como maestro titular da banda de música de Quixadá. Recentemente foi congratulado com o título de cidadão quixadaense pela Câmara Municipal de Quixadá.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, amigo pessoal de Chinês, também manifestou votos de pesar, confira:

É com profunda tristeza que recebi na manhã de hoje, 12.02, a informação do falecimento do amigo Raimundo Ferreira Barros, o nosso querido Chinês. Como todos sabem, Chinês tem uma trajetória dedicada a música e uma vida inteira voltada para a arte de transmitir conhecimentos.
Aos amigos, familiares e a toda a classe artística quixadaense, registro o meu sincero voto de pesar e solidariedade.

José Ilário Gonçalves Marques
Prefeito de Quixadá