TAMANHO DA FONTE:
Acessibilidade Contraste

Iniciada Campanha de Vacinação contra o Sarampo, para crianças

A Prefeitura de Quixadá, através da Secretaria de Saúde, comunica que as Unidades Básicas de Saúde, já estão aptas para receber o público da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A Campanha acontece em duas a etapas, a primeira para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, não vacinadas, que começou na segunda-feira, 7, e segue até 25 de outubro. E a segunda etapa para jovens de 20 a 29 anos, que acontecerá em novembro no período de 18 a 30.

Para a Coordenadora de Imunizações do Ceará, Ana Rita Cardoso, o momento da campanha é muito importante para proteger as crianças, pois é oportunidade de atualização do cartão de vacina para crianças menores de cinco anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a priorização do grupo das crianças menores de cinco anos, na primeira etapa, deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, considerando os surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

A meta desta campanha é vacinar, no mínimo, 95% das crianças ainda não vacinadas.

“É interessante que os pais vejam se a criança já têm duas doses, já que são duas recomendadas para crianças acima de um ano. E os bebês agora que estão completando seis meses já podem fazer a dose zero e depois fazerem as outras duas doses, que estão previstas no calendário de vacinação”, lembra Ana Rita.