TAMANHO DA FONTE:
Acessibilidade Contraste

III Encontro de Fanfarras de Quixadá se destaca no cenário cultural do interior cearense

Nas arquibancadas o público aplaudia e se emocionava em cada apresentação. O III Encontro de Fanfarras, promovido na noite do sábado (31/08), na Praça José de Barros pela Prefeitura de Quixadá, através da Secretaria da Participação Popular, Esportes e Juventude/Fundação Cultural, foi marcado por momentos de alegrias, homenagens e muita emoção.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, saudou os presentes, ressaltou que o evento é uma maneira de homenagear os jovens que se preocupam em manter viva a tradição das fanfarras. Ilário Marques solicitou que os grupos se mantivessem mobilizados para já em outubro deste ano iniciar as comemorações alusivas ao sesquicentenário, 150 anos de emancipação política e administrativa de Quixadá, um marco histórico que acontecerá em 2020.

Os bolsistas da Banda de Música Municipal de Quixadá abriram a noite de apresentações com um repertório de hinos oficiais. Logo em seguida, a visitante, Banda Marching BDS Drum Rudimentar da cidade de Baturité, demonstrou profissionalismo e talento. Com uma sincronia perfeita, a Banda Marcial Governador Gonzaga Mota (BMGM), arrancou aplausos.

Na sequencia, os 82 integrantes da Banda Marcial Coronel Virgílio Távora (BCVT), uma das pioneiras na cidade, ousou e conseguiu surpreender o público, o ápice da apresentação se deu quando o jovem Raul Jhonatta, foi erguido em um elevador giratório aéreo. Com desenvoltura, Raul, tocou o instrumento repique do alto da praça atraindo olhares de todos.

A Banda Marcial César Cals (BMCC), dedicou sua apresentação a homenagear o ex-integrante Júnior César, que era um dos coordenadores da fanfarra e um dos idealizadores do evento. Júnior foi vítima de um acidente fatal de trânsito. De repente a percussão da banda entra em um ritmo que imita as batidas do coração, no telão imagens de momentos vivenciados por Júnior. Em um gesto de amizade, a fanfarra Coronel Virgílio Távora retorna para a praça e juntas encerram as apresentações.

Rômulo César, irmão de Júnior, pega o microfone e entoa a música “O que é, O que é?” de Gonzaguinha. O prefeito, Ilário Marques, a primeira-dama, Rachel Marques, e todos os demais gestores e autoridades ali presentes, desceram do palco e se confraternizaram com os amigos e familiares de Júnior. Nos céus, um show pirotécnico coroou a noite.

Confira AQUI todas as fotos do evento.