Gestão municipal e APAPEQ promovem atividades alusivas ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

No dia 02 de abril, data que se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Quixadá através da Secretaria da Educação, Centro de Formação, Monitoramento e Acompanhamento a Inclusão de Quixadá  (FORMAI), em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ), promoveu um dia inteiro de atividades.

A programação do dia 02/04, aconteceu na sede da APAPEQ e contou com café da manhã, acolhida dos convidados, momentos de diálogos e interação com os pais de alunos e profissionais.  Na ocasião, foram discutidos os seguintes temas: autismo e as práticas pedagógicas com os professores das salas de reforço multifuncionais – contextualizando o autismo e a família com abordagem da Lei Berenice Piana (12.764) – diálogos sobre a atuação dos acompanhantes especializados nas escolas, e por fim, laboratório de atividades criativas envolvendo professores e alunos.

Durante a noite, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA), iluminou a Fonte de Água da Praça da Catedral na cor azul, símbolo do autismo.

Todos os Distritos Educacionais também estão promovendo atividades de conscientização sobre os direitos das pessoas com autismo. A mobilização segue na manhã da quarta-feira, 04, com uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores.

“A nossa luta é pelo direito e a promoção das políticas públicas de assistência e inclusão”, disse a psicopedagoga Silvana Damasceno, ao comentar que hoje, a taxa é uma a cada 68 crianças diagnosticadas com autismo. Ela esclarece ainda que a população deve conhecer e se apropriar do conhecimento para saber lidar com o autismo e, conseqüentemente, passar a nutrir um sentimento de afeto e amor pelas crianças.