TAMANHO DA FONTE:
Acessibilidade Contraste

Exposição retrata vida e obra de Chico Emília, poeta e mestre do sertão

O secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Quixadá, Airton Buriti, representou a gestão municipal no evento que marcou a abertura da exposição “Chico Emília: saberes e ofícios de um Mestre do Sertão”.  A exposição teve início na noite da terça-feira, 05, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Chico Emília é artesão e agricultor, reside na comunidade de Boa Água, distrito de Cipó dos Anjos e é um grande incentivador das tradições culturais nordestinas. Com o dom da poesia popular, carrega consigo a missão de manter vivo o grupo “Reisado de Caretas Boi Coração”, tradição que atravessa gerações.

“Chico Emília é um companheiro que compõe conosco a mobilização social dos trabalhadores rurais, dos artistas populares de Quixadá e merece da administração do município, do prefeito Ilário e sua equipe, todo o carinho, a participação nossa e a valorização de sua exposição”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Airton Buriti.

A exposição ficará em exibição até dia 6 janeiro de 2020, Dia dos Reis Magos, quando acontece a tradicional apresentação do Reisado na comunidade de Boa Água.  Até lá os visitantes podem apreciar um pouco da trajetória de Chico Emília, observar as fotografias com cenas cotidianas do grupo de reisado e da vivência na zona rural, bem como se encantar com as esculturas em madeira produzidas pelas mãos do poeta sertanejo.