Em clima de festa e homenagens Prefeitura inaugura Unidade de Saúde do Bairro São João

A população do bairro São João, em Quixadá, recebeu na noite desta sexta-feira, 9, a nova Unidade Básica de Saúde, exclusiva para atender o bairro. A inauguração realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, foi no clima de festa e homenagens.

Atendendo a Projeto de Lei do Legislativo de autoria do vereador Laércio Oliveira, a instituição leva o nome da médica Dra. Íris Rocha Bezerra Pinto, que atuou durante 40 anos no exercício da medicina em Quixadá.

O empresário Claudio Holanda, filho da homenageada, fez uma reflexão da passagem bíblica, “Atos 3:5-7”, em que relata um milagre de cura realizado por Simão Pedro e sua pregação no Pórtico de Salomão. Com isso, ele ressalta a importância da Unidade de Saúde para salvar vidas.

A Unidade de Saúde, conta ainda, com uma singela homenagem da gestão a agente comunitária de saúde, Maria Joelma Uchôa, que estava grávida e foi vítima de um acidente fatal de trânsito em 2005. Ela atuava no bairro e tinha fortes laços com a população. Os familiares de Joelma estiveram presentes e sua irmã, Joelha Uchôa, disse que “é um momento triste e ao mesmo tempo alegre pela lembrança, e é importante a gente ter esse posto de saúde que vai beneficiar a todos”, disse.

A secretária de Saúde, Juliana Câmara, lembrou que a gestão recebeu muitas obras inacabadas e já entregou quatro Unidades de Saúde reformadas e três novas, faltando concluir dos bairros Putiú, Carrascal e distrito de Tapuiará.

O vereador Laércio Oliveira, agradeceu a gestão pela inauguração da Unidade de Saúde e atenção com os bairros São João, Renascer e região.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, destacou a trajetória das pessoas homenageadas na Unidade de Saúde, ambas com ações voltadas ao social. Ilário explicou que a obra, assim como as demais, estava paralisada, sendo preciso reunir esforços, fazer o devido planejamento financeiro, garantir o repasse da contrapartida do município ao construtor, que ainda não havia sido feito, fato determinante para o recebimento da obra pelo município, bem como montar toda a equipe, adquirir os equipamentos, e por último, assegurar a ligação de energia elétrica para o local onde foi escolhido pela gestão anterior para ser construída a Unidade de Saúde.

O prefeito ressaltou que a gestão é um conjunto de prioridades e que é preciso exercer um olhar holístico das ações e iniciativas “da mesma maneira em que nos preocupamos com o atendimento de saúde do mais satisfatório possível, não podemos desprezar a importância do entretenimento e da diversão da população”, exemplificou. Ilário concluiu o discurso agradecendo a população. “É com muita satisfação, alegria, nós entregamos o equipamento de qualidade para o bairro São João, mas também para a expansão, pois podem ter certeza de que a cidade vai crescer pra cá, aqui teremos loteamentos, vamos ter novas escolas, novas avenidas e o posto vai servir diferentes gerações, desde que se conserve”, pontuou.

Também falou aos presentes o secretário Pedro Baquit, representante do deputado Estadual, Osmar Baquit; a agente de saúde, Nilda, que representou a população do bairro e a ex-colega de trabalho Joelma Uchôa. O coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Wellington Xavier (Cí), o presidente em exercício da Câmara, vereador Denis Dutra, demais secretários municipais e parlamentares também prestigiaram o evento.