Conferência Macrorregional discute políticas públicas de igualdade racial

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), vinculada ao Gabinete do Governador do Ceará, promoveu, na última quinta-feira (24), no Auditório da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Centra (FECLEC), a quarta Conferência Macrorregional de Promoção da Igualdade Racial.

Os presentes discutiram a temática: “Ceará da Igualdade Racial: Reconhecimento, Justiça, e Desenvolvimento na Década dos Afrodescendentes”.

A coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado Ceará, Zelma Madeira, iniciou o evento destacando o compromisso de propor e discutir políticas públicas de acordo com a transversalidade racial. Para Zelma o racismo e o desrespeito são mentalidades e atitudes que diminuem as possibilidades de ascensão desse seguimento, por isso a importância de ampliar o compromisso do Governo e da sociedade civil cearense com políticas públicas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial como fatores essenciais à democracia plena, por meio do reconhecimento, acesso à justiça e desenvolvimento.

Presente ao evento, a deputada Estadual Rachel Marques fez menção a luta pela implantação da lei que instituiu o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Como presidenta da Comissão de Direitos Humanos da AL, a parlamentar firmou compromisso de defender as demandas da conferência junto aos órgãos competentes.

O prefeito Ilário Marques expôs uma reflexão acerca dos desafios e embates ideológicos do momento. Enfático, o prefeito ressaltou a necessidade da prática da vigilância militante e a disposição de todos para barrar os retrocessos.

A conferência contou com as presenças do diretor da FECLESC, professor Luiz Oswaldo; presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial, Cleudo Junior e a representante da comunidade quilombola Sítio Veiga, Ana Eugenia, que apresentou várias manifestações culturais juntamente com o Coletivo de Juventude Negra da FECLESC.