TAMANHO DA FONTE:
Acessibilidade Contraste

“Chuvas acima da média histórica”, prevêem profetas populares do sertão

A Terra dos Monólitos sediou nos 10 e 11 de janeiro, o XXIV Encontro de Profetas da Chuva, evento promovido pelo Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central com apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá,

Na noite de sexta (10) o evento deu início na Praça da Cultura ao som das violas e cantorias, como parte do Festival Encanta Quixadá, já na manhã de sábado (11) os mais de 30 profetas reuniram-se na Faculdade Cisne para o tradicional encontro, em que compartilham os resultados de suas observações ao longo do ano, dos fenômenos naturais e o comportamento da fauna e flora do sertão. São homens e mulheres que aprenderam desde muito cedo a interpretar os sinais da natureza e assim adivinharem as chuvas do inverno.

As previsões de chuvas para a próxima quadra foram as melhores. Todos os profetas que subiram ao palco, para apresentar os resultados de suas observações ao público que lotava o auditório, mostraram-se otimistas e esperançosos com a grande quantidade de chuvas que banhará todo o Ceará e nossa região: “Acima da média!”, diziam em unanimidade.

No evento também foram prestadas homenagens à profissionais que dedicam seu trabalho pelo desenvolvimento regional e convivência com a escassez hídrica no Ceará, sendo eles, Francisco de Assis Diniz, Secretário Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA), Yuri Castro de Oliveira, Superintendente de Obras Hidráulicas (Sohidra), Guilherme Landim, Deputado Estadual e autor do projeto que deu origem à lei 16.919/19, que institui o Dia Estadual dos Profetas da Chuva (comemorado anualmente no segundo sábado de janeiro), e Cláudia Caixeta, diretora de mercado da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, ressalta que além de reunir profetas populares da chuva, o encontro presente no calendário oficial de eventos, é também uma maneira efetiva de divulgar as belezas naturais de Quixadá, as qualidades enquanto cidade acolhedora onde as coisas boas acontecem.