TAMANHO DA FONTE:
Acessibilidade Contraste

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe conta “drive-thru” e vacinação domiciliar

A Secretaria de Saúde de Quixadá está preparada para atender o público da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza que acontece entre os dias 23 de março e 22 de maio. A estratégia de vacinação foi detalhada em uma live transmitida no início da noite do domingo (22), na página oficial da Prefeitura, na qual participaram o prefeito Ilário Marques e a técnica da Secretaria de Saúde de Quixadá, médica Dra. Francimeire Amorim.

A partir de 23 de março, idosos com mais de 60 anos ou profissionais de saúde, a iniciar pelos profissionais do sistema público, podem tomar a vacina. Além dos locais estratégicos de vacinação, a gestão de saúde preparou o que chama de “drive-thru”  que funcionará  de 7h às 10h e de 18h às 21h em frente a Unidade Básica de Saúde do Centro. Outra inovação é que idosos a partir de 80 anos serão vacinados em seus domicílios, a mesma estratégia de vacinação casa a casa será adotada no Residencial Rachel de Queiroz.

Embora a campanha tenha sido antecipada, o Ministério da Saúde alerta para o fato de que a vacina contra a gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus. O medicamento funciona apenas no combate a outros tipos de influenza – família à qual pertence o H1N1, por exemplo.

Mas o Ministério afirma que a imunização é importante para ajudar profissionais de saúde a diagnosticar, por eliminação, eventuais casos de Covid-19.

O calendário prevê que a partir de 16 de abril, será a vez dos professores e profissionais de segurança e salvamento; e a partir de 9 de maio, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais.

LOCAIS DE VACINAÇÃO DE  8H ÀS 11 E 14H ÀS 17:

Bairro São João e região: Escola Pereira das Virgens

Bairro Renascer e Região: Centro de Educação Infantil (Creche)

Bairro Campo Novo e Região: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Bairro Putiú e região: Escola José Bonifácio de Sousa  (Escola Modelo)

Bairro Campo Velho e região: Escola Padre Vicente Gonçalves de Albuquerque

Bairro Alto São Francisco e região: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Bairro Combate e região: Escola Terra dos Monólitos (Antigo Adolfo Siqueira)

DRIVE-THRU – Em frente à Unidade Básica de Saúde do Centro (Antigo SESP) – 7H ÀS 10 E 18H ÀS 21.