Arte, talento, fé e tradição marcam XV edição do Festival do Feijão de Cipó dos Anjos

Em 2017 o Festival do Feijão do Distrito de Cipó dos Anjos completou 15 anos com uma festa pra lá de especial. Entre os dias 14 e 15 de julho o pacato povoado se transformou em um dos principais destinos da Terra dos Monólitos.

Para a maioria o momento é de agradecer a Deus pelas chuvas e a boa colheita principalmente do feijão. Assim expressou o agricultor Eduardo Bezerra da localidade de Lagoa do Serrote, que durante a celebração católica no final da tarde da sexta-feira, 14, repetiu o rito praticado por ele há mais de uma década, de levar ao altar um pouco de sua produção do feijão, ali exposta ao lado de outros alimentos símbolos da produção agrícola da região, como jerimum, mel de abelha, e outros.

Além da oferta de vários serviços, o evento se destacou pela criatividade da comissão organizadora e educadores do Distrito Educacional, que prepararam espaços de interação e entretenimento, a exemplo da brinquedoteca ao ar livre e a Casa do Agricultor, espaço decorativo que retrata um pouco da origem nordestina. Uma casa de taipa com objetos de época como ferro de passar, lamparina, pote, pilão de madeira, rede armada e nas paredes imagens que representam a fé e a devoção dos sertanejos.

O líder político e idealizador do evento, Airton Buriti, falou que o objetivo é fazer com que as famílias mantenham-se autônomas na prática de produzirem o alimento. Airton destacou ainda a importância de ter a semente como símbolo da multiplicação da vida.

A vereadora e secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Buriti, agradeceu aos parceiros, em especial as fazendas, pequenos comércios locais e a população.

Já a deputada Estadual, Rachel Marques, disse que a Festa do Feijão tem ajudado na divulgação da cultura e dos costumes do distrito.

Visando fomentar o potencial agrícola do município, o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, anunciou que a gestão iniciará de forma organizada a discussão para elaboração do Plano Municipal para a Agricultura Familiar, com ações que serão desenvolvidas a partir do próximo inverno.

A programação contou também com apresentações de grupos juninos, amostra das potencialidades e talentos locais, desfile para a escolha da rainha do festival, homenagens, show de forró e a marcante  presença do Grupo de Reisado Boi Coração da comunidade de Boa Água.

Prestigiaram o evento o presidente da Câmara, vereador Ivan Construções; vereadores César Augusto e Jessica Severo; secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Audênio Moraes, secretário de Agricultura, Kleber Junior; secretária da Educação, Josênia França;   chefe de Gabinete, Patrícia Martins; diretor de Comunicação, Italo Beethoven, entre outras lideranças políticas e comunitárias.