1ª Reunião Técnica Regional do projeto de implementação da Coletas Seletivas Múltiplas de Resíduos Sólidos é realizada em Quixadá

O primeiro encontro organizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará para debater o tratamento correto dos resíduos sólidos produzidos pelos municípios do Sertão Central foi realizado na manhã desta quarta-feira, 17, no Auditório da rodoviária de Quixadá.

No evento, que contou a parceira da Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA), o debate girou em torno da exigência de se fazer Coletas Seletivas dos resíduos sólidos produzidos em toda a região foi Sertão Central. Na discussão foi mostrado pelo diretor presidente da empresa contratada Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará, Tarcísio Maia, que os governos municipais e a sociedade precisam ter consciência para não produzir tanto lixo e devem contar com o  importante o apoio das associações setoriais, APRECE e do Ministério Público do Estado e do Tribunal de Contas.

Ainda de acordo com Tarcísio Maia, o estado está divido em 10 regiões para gestão de resíduos sólidos o que pode ajudar na ampliação e qualificação da capacidade de gestão dos municípios. De acordo com ele “é necessário apoio do estado do Ceará para a implementação das soluções e políticas pré-aterro podem ser desenvolvidas uma vez que a curto prazo, não há como interromper o uso dos lixões na maioria dos municípios”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Flávio França, destacou que a 1ª Reunião Técnica Regional do projeto de implementação da Coletas Seletivas “ajuda Quixadá na construção de uma agenda positiva para a cidade. Nosso município precisa crescer e o cuidado com o meio ambiente, produzindo menos lixo incentivado a coleta seletiva colabora com uma cidade que pode propiciar uma melhor qualidade de vida aos seus munícipes”, comentou.