[{"Id":1014,"Titulo":"Quixadá promove 1º Fórum do Sertão Central ECA Digital para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes","Data":"2026-06-23","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Secretaria de Assistência Social realizou, nessa segunda-feira (22), o 1º Fórum do Sertão Central ECA Digital, reunindo profissionais, gestores públicos, conselheiros e representantes da rede de proteção em um momento de diálogo e aprendizado sobre os impactos da tecnologia na vida de crianças e adolescentes. O objetivo foi promover uma reflexão coletiva sobre os desafios do ambiente digital e reforçar a importância da proteção integral desse público.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Um dos destaques da programação foi a palestra da promotora de Justiça, Cibelle Nunes de Carvalho Moreira, que apresentou os principais pontos do ECA Digital, legislação sancionada em 2025 e em vigor desde 2026. A norma estabelece direitos, deveres e responsabilidades para garantir maior segurança de crianças e adolescentes no ambiente virtual.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Durante sua participação, a promotora ressaltou a importância do debate promovido pelo fórum. \"Já trabalhei em Quixadá há alguns anos e tenho a satisfação de retornar aqui para falar do ECA Digital. O Estatuto Digital da Criança e do Adolescente é uma lei recente, promulgada em 2025 e que entrou em vigor agora em 2026. Ela traz obrigações e deveres às plataformas digitais para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes no ambiente digital\", destacou.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Cibelle Nunes de Carvalho Moreira também enfatizou que a proteção no ambiente virtual é uma responsabilidade compartilhada. \"Essa responsabilidade deve ser compartilhada entre família, Estado, plataformas e sociedade. Esse fórum é muito importante porque compartilha conhecimento sobre as obrigações tanto das plataformas quanto da sociedade, do Estado e das famílias na proteção integral de crianças e adolescentes no ambiente digital\", afirmou.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Com a realização do 1º Fórum do Sertão Central ECA Digital, a Secretaria de Assistência Social reforça o compromisso de fortalecer a rede de proteção e ampliar o conhecimento sobre os direitos de crianças e adolescentes diante dos desafios impostos pelas novas tecnologias, incentivando ações conjuntas para a construção de um ambiente digital mais seguro e responsável.</P></FONT>","Categoria":"#AssistênciaSocial  ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=1014","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/1014/Capa1014.jpg"},{"Id":1013,"Titulo":"Caravana Ceará Um Só 2026 reúne gestores públicos, em Quixadá, para fortalecer a administração municipal","Data":"2026-06-23","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>Quixadá foi sede, nessa segunda-feira (22), de mais uma edição da Caravana Ceará Um Só 2026, iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) e da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE). O encontro, que contou com o apoio da Prefeitura de Quixadá, reuniu gestores, servidores e representantes de municípios da região para uma programação dedicada ao fortalecimento da administração pública e da cooperação entre Estado e municípios.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A programação foi realizada das 8h às 17h, na Secretaria Municipal da Educação de Quixadá, localizada na Avenida Dr. Antônio Moreira Magalhães, no bairro Jardim dos Monólitos. Em 2026, a Caravana Ceará Um Só passou a percorrer as 14 regiões de planejamento do Estado em um novo formato, levando aos municípios conteúdos práticos, orientação técnica, capacitações e espaços para troca de experiências entre os participantes. A proposta é aproximar o Governo do Estado das administrações municipais e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Durante o evento, os participantes tiveram acesso a palestras, painéis e oficinas temáticas sobre assuntos estratégicos para a gestão pública, como governança interfederativa, transformação digital, finanças públicas, previdência, captação de recursos, reforma tributária e gestão patrimonial. Os temas foram definidos para atender às principais demandas enfrentadas pelos municípios cearenses. A iniciativa busca ampliar a qualificação dos gestores e fortalecer a integração entre os entes públicos, contribuindo para uma gestão cada vez mais moderna, eficiente e voltada ao atendimento da população.</P></FONT>","Categoria":"#Planejamento       ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=1013","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/1013/Capa1013.jpg"},{"Id":1012,"Titulo":"Secretaria de Saúde de Quixadá apresenta dados expressivos em Audiência Pública na Câmara Municipal","Data":"2026-06-18","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>Na manhã desta quinta-feira (18), a Secretaria de Saúde de Quixadá participou de uma Audiência Pública na Câmara Municipal. O principal objetivo do encontro foi apresentar de forma detalhada a prestação de contas referente às ações, investimentos e serviços desenvolvidos pela pasta no último quadrimestre de 2025 e no primeiro quadrimestre de 2026. O evento se consolidou como um importante instrumento de transparência, permitindo que a sociedade e os vereadores acompanhassem de perto o destino dos recursos públicos investidos na qualidade de vida dos cidadãos.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Durante a apresentação, o secretário municipal de Saúde, Rilson Andrade, detalhou os principais resultados alcançados no período, exibindo números robustos na área de diagnósticos por imagem e consultas especializadas. Como exemplo, a Central de Regulação de Exames apontou que, no primeiro quadrimestre de 2026, foram realizados 759 exames de Raio-X e 760 ultrassonografias. Já na Policlínica Municipal, por exemplo, a assistência médica especializada também ganhou destaque, registrando marcas expressivas como 356 consultas com cardiologista e 253 atendimentos em endocrinologia no início de 2026.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O balanço também demonstrou um forte investimento na saúde bucal da população através da rede e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), totalizando 1.233 procedimentos no terceiro quadrimestre de 2025 e mais 817 no primeiro quadrimestre de 2026, englobando áreas complexas como endodontia, periodontia e traumatologia bucomaxilofacial.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>a eficiência logística do Setor de Transportes Sanitários foi outra vertente detalhada, evidenciando o suporte aos pacientes que necessitam de tratamento fora do domicílio ou em distritos. O serviço de viagens eletivas e agendamentos pelo programa \"Alô Saúde\" registrou 1.147 solicitações de viagens atendidas no primeiro quadrimestre de 2026. Além disso, a gestão assegurou o deslocamento contínuo para tratamentos vitais na sede, alcançando a expressiva marca de 789 viagens para sessões de hemodiálise e 707 para fisioterapia apenas no período inicial de 2026.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Estiveram presentes na prestação de contas os diretores da UPA e do Hospital Eudásio Barroso, bem como os coordenadores de diversas áreas estratégicas da Secretaria de Saúde do município. O encerramento da audiência reforçou o compromisso do governo municipal com a aplicação responsável e planejada dos recursos financeiros. O diálogo aberto com o Poder Legislativo sinaliza que Quixadá segue focada na melhoria contínua e na ampliação do acesso aos serviços essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS).</P></FONT>","Categoria":"#Saúde              ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=1012","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/1012/Capa1012.jpg"},{"Id":1009,"Titulo":"Durante visita ao novo Hospital Municipal, Prefeitura de Quixadá anuncia aquisição de aparelho de ressonância magnética","Data":"2026-06-17","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>As obras do novo Hospital Municipal Dr. José Everardo Silveira avançam em ritmo acelerado, em Quixadá. A construção passou, nesta quarta-feira (17), por uma visita guiada com a participação de representantes de entidades de classe, de instituições de Ensino Superior, vereadores, secretários de governo, lideranças e a imprensa.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Durante o evento foi anunciada a aquisição de um moderno aparelho de ressonância nuclear magnética para Quixadá. O equipamento será incorporado à estrutura da nova unidade hospitalar, ampliando significativamente a capacidade de diagnóstico da rede pública de saúde.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A visita também permitiu acompanhar de perto a evolução da construção do hospital. De acordo com a engenheira responsável pela obra, os trabalhos já ultrapassaram 60% de execução. \"A obra segue dentro do cronograma previsto e já alcançou mais de 60% de conclusão. Nesta etapa, avançamos simultaneamente nas estruturas internas, instalações e acabamentos, aproximando cada vez mais o hospital de sua fase final\", destacou.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O secretário municipal de Saúde, Rilson Andrade, destacou que os investimentos consolidam um novo momento para a assistência em saúde no município. \"Estamos estruturando um hospital moderno, equipado com tecnologia de ponta e preparado para oferecer serviços que antes precisavam ser buscados em outros centros. É um investimento que fortalece toda a rede de saúde de Quixadá e beneficia diretamente a população do Sertão Central\", enfatizou.</P>\r\n<P> </P></FONT>","Categoria":"#Saúde              ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=1009","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/1009/Capa1009.jpg"},{"Id":1007,"Titulo":"Abertura do Quixadá Verde 2026 acontece neste sábado (20), na rampa de voo livre do município","Data":"2026-06-17","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Terra dos Monólitos vive a expectativa para um dos momentos mais aguardados do Esporte de Aventura: a abertura oficial do Quixadá Verde 2026, que acontece neste sábado (20), na rampa de voo livre do município, local que promete concentrar pilotos, entusiastas e a população local para prestigiar o pontapé inicial. O primeiro dia será marcado pela expectativa e pelo colorido dos equipamentos que começam a tomar conta dos ares da região, conhecida mundialmente pelas suas condições térmicas excepcionais para a prática.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A grandiosidade do evento se reflete diretamente nos números e na diversidade dos inscritos que se reúnem a partir deste sábado. Ao todo, a competição conta com mais de 100 pilotos participantes vindos de vários estados brasileiros e de diferentes países, transformando a cidade em um verdadeiro polo multicultural do esporte até o proximo dia 28 de junho. Vale destacar que os atletas estão divididos em várias categorias, o que garante disputas acirradas e um espetáculo visual dinâmico para o público que acompanha tudo de terra firme.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Para além do show nos céus, a competição mexe fortemente com o cenário esportivo nacional por ser um evento oficial da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL). Essa chancela atrai a elite da modalidade, elevando o nível técnico das provas e colocando Quixadá, mais uma vez, no topo do mapa do voo livre internacional. Como incentivo extra ao alto desempenho dos competidores, a organização preparou uma premiação total no valor de R$ 10 mil reais, que será distribuída entre os grandes vencedores.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A realização de um evento deste porte é fruto de um esforço conjunto focado no desenvolvimento regional. A iniciativa é capitaneada pela Prefeitura de Quixadá, por meio da atuação direta da Secretaria de Turismo e Eventos e da empresa Quixadá Aventura. O projeto conta ainda com o importante apoio da Liga Quixadaense de Desporto (LQD), mostrando o alinhamento entre o poder público e as entidades esportivas para fomentar o turismo de aventura e movimentar a economia local.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Com o início das atividades na rampa neste sábado, as expectativas para os dias de competição são as mais altas possíveis. A combinação de paisagens deslumbrantes, adrenalina e infraestrutura de ponta promete consolidar o Quixadá Verde 2026 como um marco para o esporte e o turismo na Terra dos Monólitos. </P></FONT>","Categoria":"#Turismo            ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=1007","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/1007/Capa1007.jpg"},{"Id":1006,"Titulo":"Quixadá garante R$ 1,8 milhão para construção de nova UBS no bairro Monte Alegre","Data":"2026-06-15","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A saúde pública de Quixadá acaba de conquistar um importante reforço para a ampliação da atenção básica. Representando o prefeito Ricardo Silveira, o secretário municipal de Saúde, Rilson Andrade, recebeu na manhã da última sexta-feira (12), no Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza, o comprovante do depósito de R$ 1,8 milhão destinado ao município para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Monte Alegre.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Os recursos são provenientes do programa Agora Tem Especialistas, por meio do Novo PAC da Saúde, e já foram creditados na conta da Saúde do município. O investimento permitirá a implantação de uma estrutura moderna para ampliar o acesso da população aos serviços de atenção primária, fortalecendo a rede pública de saúde e proporcionando mais qualidade no atendimento à população.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>De acordo com o secretário Rilson Andrade, a próxima etapa será a realização da cerimônia de assinatura da ordem de serviço, que marcará o início das obras. \"Muito em breve será realizada a cerimônia de ordem de serviço que dará início às obras que beneficiarão a população do bairro Monte Alegre e região\", destacou.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A solenidade de entrega do comprovante contou com a presença de importantes autoridades, entre elas o governador Elmano de Freitas, a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, e o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, reforçando a parceria entre os governos para ampliar os investimentos na saúde pública e melhorar a assistência à população.</P></FONT>","Categoria":"#Saúde              ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=1006","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/1006/Capa1006.jpg"},{"Id":1005,"Titulo":"Alunos de Quixadá transformam coleção de figurinhas em aplicativo que une tecnologia, educação e Copa do Mundo","Data":"2026-06-10","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>O que começou como uma simples coleção de figurinhas se transformou em um projeto de Tecnologia e Educação, em Quixadá. Nesta segunda-feira (8), a Estação Tecnológica de Quixadá, em parceria com a Secretaria de Educação e estudantes da Escola de Ensino Fundamental José Jucá, apresentou oficialmente o aplicativo Álbum Oficial The Cup JJ 26, um aplicativo criado para facilitar a troca de figurinhas entre alunos e, ao mesmo tempo, ampliar o aprendizado sobre os países participantes do maior torneio de futebol do planeta.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A ideia nasceu dentro da Estação Tecnológica durante uma conversa entre o coordenador do equipamento, Artur Medeiros, e o engenheiro de software e empresário Isaac James, fundador da startup Blue Business App, instalada no espaço de inovação do município. Observando a verdadeira febre dos álbuns da Copa entre crianças e adolescentes da cidade, os dois perceberam que a tecnologia poderia tornar as trocas mais organizadas e seguras. A partir daí, surgiu a parceria com a Secretaria de Educação, que recentemente implantou aulas de robótica na Escola José Jucá, abrindo caminho para que os próprios estudantes participassem do desenvolvimento da solução.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O professor Telis Sá, responsável pela disciplina de robótica, foi peça fundamental para aproximar os alunos da iniciativa. Ao perceber que estudantes do sexto ao nono ano levavam diariamente seus álbuns para a escola, ele ajudou a construir a ponte entre a comunidade escolar e os idealizadores do projeto. O resultado foi uma experiência colaborativa que colocou os jovens no centro da criação. Foram eles que sugeriram funcionalidades, contribuíram com ideias para a plataforma e até escolheram o nome do aplicativo por meio de uma votação entre sete opções apresentadas pelos próprios alunos. \"É com muita alegria que estamos aqui na Estação Tecnológica comemorando o lançamento do aplicativo do Álbum da Copa da Escola José Jucá. Algo que nasce com os alunos e dos alunos, numa parceria belíssima entre Estação Tecnológica, Prefeitura Municipal e a Escola José Jucá. Em todas as suas etapas, o projeto foi envolvente, participativo e chamou a atenção dos estudantes desde o início\", destacou o professor.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Mais do que um ambiente para troca de figurinhas, o Álbum Oficial The Cup JJ 26 também se tornou uma ferramenta de conhecimento. O aplicativo reproduz a estrutura do álbum físico, identificando países e numeração das figurinhas, mas vai além ao oferecer conteúdos sobre cultura, geografia, religião, idiomas, moedas, curiosidades históricas e informações relacionadas ao futebol. O acesso é realizado por meio da matrícula do estudante e as trocas acontecerão em dias e horários definidos pela escola, sempre com acompanhamento da equipe pedagógica. Dentro da plataforma, cada participante informa quais figurinhas possui repetidas e quais deseja obter, tornando o processo mais organizado e eficiente.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O estudante José Arthur Neres, do 9º Ano C, ressaltou que a ferramenta foi criada para fortalecer a interação entre os colegas e ampliar o conhecimento sobre as nações participantes da Copa. \"Nesse aplicativo mostramos um pouco de cada país, como cultura, moeda, idioma e localização, além de facilitar a troca de figurinhas por meio de pontos estratégicos na escola. Tivemos o apoio do professor Telis e da Estação Tecnológica para desenvolver essa ideia\", afirmou. Já o engenheiro de software Isaac James destacou que o projeto ultrapassa o universo da coleção de figurinhas. \"O principal objetivo foi estimular o pensamento lógico e computacional das crianças. Foi muito gratificante participar dessa oficina e ver o brilho no olhar dos alunos. Essa experiência mostrou como a tecnologia pode despertar criatividade, aprendizado e novas oportunidades. Sem dúvida, é uma iniciativa que queremos repetir em futuras ações junto à Estação Tecnológica, ao Sebrae Lab e à Prefeitura de Quixadá\", concluiu.</P></FONT>","Categoria":"#Tecnologia         ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=1005","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/1005/Capa1005.jpg"},{"Id":1004,"Titulo":"Quixadá conquista pela terceira vez o Selo Município Verde e reafirma compromisso com a sustentabilidade","Data":"2026-06-10","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>Quixadá celebra mais uma importante conquista na área ambiental. O município foi contemplado, pela terceira vez, com o Selo Município Verde, certificação concedida pelo Governo do Ceará às cidades que se destacam pela adoção de políticas públicas voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. Antes desta edição, a Terra dos Monólitos já havia alcançado o reconhecimento em 2022 e 2024, consolidando uma trajetória de avanços na área.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O novo reconhecimento, divulgado pelo Governo do Estado do Ceará no último dia 8 de junho, coloca Quixadá entre os municípios cearenses que atenderam aos rigorosos critérios de avaliação do programa, baseado no Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA). Entre os aspectos analisados estão a gestão ambiental, o saneamento, as ações de educação ambiental e a implementação de iniciativas que promovem qualidade de vida e proteção dos recursos naturais.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Receber o Selo Município Verde pela terceira vez demonstra que o compromisso com a sustentabilidade não é uma ação isolada, mas uma política permanente. A certificação evidencia a continuidade do trabalho desenvolvido no município para fortalecer práticas ambientais responsáveis e incentivar um modelo de desenvolvimento que alia crescimento e preservação.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A conquista será oficialmente celebrada durante a solenidade de entrega promovida pelo Governo do Estado, com data ainda a ser divulgada, quando os municípios certificados serão homenageados pelos resultados alcançados. Para o município, o reconhecimento reforça seu protagonismo na pauta ambiental e confirma que o investimento em políticas sustentáveis gera resultados concretos e duradouros para a população e para as futuras gerações.</P></FONT>","Categoria":"#ambiental","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=1004","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/1004/Capa1004.jpg"},{"Id":1003,"Titulo":"Prefeitura de Quixadá promoverá transmissão dos jogos do Brasil em telão de LED e com atrações musicais, no sabado (13)","Data":"2026-06-08","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Prefeitura de Quixadá, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, convida toda a população para viver a emoção da Copa do Mundo 2026 em um grande espaço de confraternização e torcida. O município lança o Corredor da Copa 2026, iniciativa que reunirá os quixadaenses para acompanhar ao vivo os jogos da Seleção Brasileira de Futebol em um telão de LED, fortalecendo o espírito de união e o apoio em busca pelo tão sonhado hexacampeonato mundial.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O primeiro encontro já tem data marcada: no próximo sábado, dia 13, a partir das 17h, os torcedores poderão acompanhar a estreia da Seleção Canarinha diante do Marrocos em um ambiente preparado especialmente para celebrar a paixão nacional pelo futebol. O Corredor da Copa será instalado ao lado do Banco do Nordeste, em uma estrutura pensada para oferecer conforto, segurança e muita animação.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Além da transmissão da partida, o público contará com uma programação musical especial. A festa tem a animação do DJ Babu e do grupo de pagode Nosso Jeito, garantindo diversão antes, durante e após o jogo, transformando o espaço em um verdadeiro ponto de encontro para famílias, amigos e amantes do futebol.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em promover eventos que valorizem a cultura, o lazer e a integração social. Com o Corredor da Copa 2026, Quixadá demonstra que está pronta para apoiar a Seleção Brasileira em mais uma caminhada rumo ao título mundial, reunindo a população para torcer, vibrar e celebrar cada momento da competição.</P></FONT>","Categoria":"#Festa              ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=1003","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/1003/Capa1003.jpg"},{"Id":1002,"Titulo":"Estação Tecnológica impulsiona startup de Quixadá para missão no maior evento de inovação do Nordeste","Data":"2026-06-02","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Estação Tecnológica de Quixadá segue consolidando seu papel como um dos principais ambientes de inovação do Sertão Central. Prova disso é a seleção da startup Blue Business Apps, do empreendedor Isaac James, de 31 anos, para participar da missão técnica do NEON Alagoas 2026, considerado o maior encontro de inovação, empreendedorismo e negócios do Nordeste. O evento será realizado de 11 a 13 de junho, no Centro de Convenções de Maceió, reunindo empresas, investidores, startups, universidades e lideranças de toda a região.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Formado há quatro anos em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Quixadá, Isaac é natural de Senador Pompeu e foi um dos dez empreendedores cearenses selecionados pelo Sebrae/CE para participar da missão. Entre os critérios exigidos estavam ter uma empresa com operação majoritária no Ceará, participação em programas de inovação do Sebrae e estar adimplente junto à instituição. Os selecionados terão direito a passagens aéreas e credencial de acesso ao evento.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Segundo Isaac James, a Estação Tecnológica teve papel decisivo para que ele chegasse até essa conquista. Ele conta que conheceu o equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia do município antes mesmo da inauguração do espaço físico, durante um evento voltado para inovação. Desde então, passou a acompanhar os grupos e movimentações do setor até conseguir ser selecionado para integrar a Estação. \"Eu já tinha minha startup e fiquei atento porque sabia que seria um espaço importante para quem empreende com tecnologia. Hoje, praticamente todos os dias eu venho para cá. Aqui eu consigo trocar ideias, aprender com outras pessoas e ter acesso a oportunidades que eu nem sabia que existiam\", destacou.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Foi justamente dentro da Estação Tecnológica que Isaac conheceu o NEON 2026. Ele afirma que nunca havia ouvido falar do evento e que a convivência diária com outros empreendedores e mentores foi essencial para ampliar sua visão de mercado. \"Esse ambiente faz toda diferença. Quando você sai da sua bolha e começa a conversar com pessoas que também empreendem, você passa a conhecer metodologias, estratégias e oportunidades novas. Foi aqui que me indicaram o NEON e me incentivaram a participar\", afirmou. Isaac também destacou a influência das mentorias do Sebrae Lab e do acompanhamento do coordenador da Estação, Artur Medeiros, no amadurecimento estratégico da empresa.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A Blue Business Apps foi criada oficialmente em dezembro de 2024 e é especializada no desenvolvimento de aplicativos para Android e iPhone. O principal produto da empresa é o aplicativo \"Cartaz de Divulgação e Encarte\", voltado para pequenos e médios comerciantes que precisam criar peças promocionais de maneira rápida e prática, sem depender de designers. O aplicativo já soma quase 500 mil downloads na Play Store e mais de 120 mil na App Store, atendendo usuários em todo o Brasil e em países da América Latina. O sistema utiliza inteligência artificial para gerar automaticamente cartazes promocionais e pode ser acessado através do link: bluebusinessapps.web.app</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Para o coordenador da Estação Tecnológica, Artur Medeiros, resultados como o de Isaac mostram a importância do equipamento para o fortalecimento do ecossistema de inovação em Quixadá. Segundo ele, a parceria com o Sebrae Lab oferece mentorias, capacitações e suporte estratégico para transformar startups em empresas consolidadas. \"A Estação cria uma atmosfera de tecnologia e networking que gera oportunidades reais. Aqui os empreendedores trocam experiências, conhecem eventos, investidores e programas que ajudam no crescimento dos negócios. O caso do Isaac é um exemplo claro de como esse ambiente contribui diretamente para abrir portas e acelerar empresas\", ressaltou.</P></FONT>","Categoria":"#Tecnologia         ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=1002","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/1002/Capa1002.jpg"},{"Id":1001,"Titulo":"Prefeitura de Quixadá lança Desafio da Copa e vai premiar ruas mais enfeitadas da cidade, em apoio a Seleção Brasileira","Data":"2026-06-01","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>Algumas pessoas duvidam, outras criticam a Seleção Brasileira que busca o hexa campeonato na Copa do Mundo de Futebol 2026, mas, em Quixadá, uma coisa permanece inabalável: a paixão do povo pelo futebol e pelo Brasil. Para transformar esse sentimento em uma grande corrente de união e alegria, a Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude, lançou neste domingo (31) o Desafio da Copa, uma ação que vai premiar as ruas mais bonitas e criativas da cidade durante o período da competição.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O lançamento aconteceu no Point das Figurinhas e contou com a presença do prefeito Ricardo Silveira e do secretário de Esporte e Juventude, Davi. Em meio à tradicional troca de figurinhas, famílias, amigos e torcedores celebraram a chegada da Copa e conheceram os detalhes da iniciativa, que promete colorir bairros e distritos com as cores da torcida brasileira.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Mais do que uma competição, o Desafio da Copa busca incentivar a união entre vizinhos, fortalecer os laços comunitários e resgatar a tradição de enfeitar as ruas para apoiar a Seleção. A proposta é transformar Quixadá em um grande cenário de festa, mostrando que, independentemente dos resultados dentro de campo, o espírito de torcida e o amor pelo futebol continuam vivos entre os quixadaenses.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>As inscrições já estão abertas na Secretaria de Esporte e Juventude. As três ruas mais enfeitadas receberão premiações em dinheiro: R$ 1.000,00 para o primeiro lugar, R$ 500, 00 para o segundo e R$ 300,00 para o terceiro. A expectativa da gestão municipal é que a ação leve ainda mais cor, integração e entusiasmo para todos os cantos de Quixadá, fortalecendo o sentimento de pertencimento e o apoio à Seleção Brasileira durante a Copa.</P></FONT>","Categoria":"#Esporte            ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=1001","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/1001/Capa1001.jpg"},{"Id":1000,"Titulo":"Quixadá realiza grande encontro com bandas de músicas dos municípios do Sertão Central","Data":"2026-05-27","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A música vai tomar conta de Quixadá na próxima quinta-feira (28), com a realização do 2º Encontro Regional de Bandas de Música do Sertão Central. Promovido pela Prefeitura de Quixadá, por meio da Fundação Cultural, com apoio da Secretaria de Educação, o evento acontece a partir das 18h, na Praça da Cultura, reunindo bandas de diferentes cidades da região em uma celebração da arte, da tradição e da identidade cultural nordestina.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>De acordo com a organização, participarão do encontro bandas dos municípios de Banabuiú, Pindoretama e Ocara. Representando Quixadá, quatro bandas subirão ao palco, entre elas a tradicional Banda de Música Municipal Mestre Nabbor Crebilon, reconhecida por sua contribuição histórica à formação cultural do município. A expectativa é reunir cerca de 300 integrantes por banda, transformando a Praça da Cultura em um verdadeiro espetáculo de sons, cores e talentos.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Mais do que apresentações musicais, o encontro tem como objetivo fortalecer o papel das bandas de música como patrimônio cultural e instrumento de formação social. Para o secretário de Cultura de Quixadá, Clébio Viriato, o momento representa uma valorização necessária da história e da importância dessas corporações musicais para a população. \"As bandas de músicas constituem o nosso imaginário popular, de diversas gerações, e reuni-las aqui em Quixadá é reconhecer a importância de cada uma delas, além de valorizar seu papel na construção da nossa identidade cultural\", destacou.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O secretário também ressaltou o impacto regional do evento para o fortalecimento da cultura no Sertão Central. Segundo ele, além de homenagear as bandas, o encontro incentiva o aprimoramento musical e estimula a continuidade desse importante trabalho cultural desenvolvido nos municípios. A expectativa é de uma noite emocionante, capaz de reunir famílias, músicos e admiradores em torno da música e da tradição que atravessam gerações.</P></FONT>","Categoria":"#Cultura            ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=1000","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/1000/Capa1000.jpg"},{"Id":999,"Titulo":"Centro de Educação Infantil de Juatama será reinaugurado pela Prefeitura de Quixadá nesta quinta-feira (28)","Data":"2026-05-26","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Prefeitura de Quixadá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza na próxima quinta-feira (28), a reinauguração do Centro de Educação Infantil Raimundo Lopes de Paula, localizado no Distrito de Juatama. A solenidade está marcada para às 8h e deve reunir autoridades municipais, profissionais da educação e moradores da comunidade.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A cerimônia contará com a presença do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, do vice-prefeito Marcelo Ventura, da secretária municipal de Educação, Verúzia Jardim, além de vereadores, lideranças políticas e comunitárias do município.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A reinauguração do espaço representa mais um investimento da gestão municipal na melhoria da infraestrutura educacional, garantindo mais conforto, segurança e qualidade no atendimento às crianças da comunidade de Juatama. A expectativa é de que a nova estrutura contribua diretamente para o fortalecimento da educação infantil no distrito.</P></FONT>","Categoria":"#Educação           ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=999","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/999/Capa999.jpg"},{"Id":998,"Titulo":"Sedetec divulga programação da Semana do MEI com palestras sobre negócios, crédito e inteligência artificial","Data":"2026-05-22","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Prefeitura de Quixadá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia (Sedetec), divulgou a programação oficial da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que será realizada de 26 a 28 de maio, sempre a partir das 18h30, na Estação Tecnológica de Quixadá. O evento contará com palestras e atividades voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao incentivo ao empreendedorismo no município.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Abrindo a programação, na terça-feira (26), será realizada a palestra \"Como Vender para o Governo\", trazendo orientações sobre oportunidades para pequenos negócios participarem de processos de compras públicas e ampliarem mercados por meio da venda para órgãos governamentais.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Na quarta-feira (27), os participantes poderão acompanhar a palestra \"Crédito Inteligente\", com informações sobre negociação, organização financeira e acesso às melhores oportunidades de crédito para empreendedores. Já na quinta-feira (28), encerrando a programação, será realizada a palestra \"IA Criativa </FONT><FONT =1 face=Calibri><FONT =1 face=Calibri>-</FONT></FONT><FONT =1> Como transformar ideias em conteúdos virais\", abordando o uso da inteligência artificial na produção de conteúdos digitais e fortalecimento de marcas.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>As inscrições para participar da Semana do MEI são gratuitas e podem ser realizadas por meio do formulário disponibilizado pela organização no link https://forms.office.com/r/P4UmCjbetL</FONT><FONT =1 face=\"Segoe UI Symbol\"><FONT =1 face=\"Segoe UI Symbol\">?</FONT></FONT><FONT =1>. A iniciativa conta com apoio do Sebrae e busca oferecer conhecimento, inovação e novas oportunidades para os empreendedores quixadaenses.</P></FONT>","Categoria":"#Empreendedorismo   ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=998","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/998/Capa998.jpg"},{"Id":997,"Titulo":"CAF de Quixadá disponibiliza mais de 500 mil medicamentos à população, no mês de abril","Data":"2026-05-21","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) de Quixadá registrou números expressivos no mês de abril de 2026, reforçando o compromisso da gestão municipal com o acesso gratuito aos medicamentos e o fortalecimento da saúde pública. Ao todo, foram 502.670 medicamentos dispensados para pacientes atendidos pela rede municipal de saúde.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Além da grande quantidade de medicamentos disponibilizados, a CAF também realizou o atendimento de 10.031 usuários da atenção básica e secundária. Diariamente, centenas de pessoas passam pelo espaço em busca dos medicamentos necessários para continuidade de tratamentos e acompanhamento de saúde.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Outro destaque do balanço mensal foi o atendimento realizado pelo componente especializado, responsável pela dispensação de medicamentos específicos destinados a pacientes com tratamentos contínuos e de maior complexidade. Durante o mês de abril, 1.363 usuários foram atendidos nesse setor.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A distribuição de insulinas também apresentou números importantes. Segundo os dados divulgados pela CAF, foram dispensadas 4.499 unidades, garantindo assistência aos pacientes diabéticos acompanhados pela rede municipal de saúde.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Os números demonstram o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Quixadá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para assegurar que a população tenha acesso regular aos medicamentos e aos serviços farmacêuticos oferecidos pelo município.</P></FONT>","Categoria":"#Saúde              ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=997","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/997/Capa997.jpg"},{"Id":996,"Titulo":"Semana do MEI acontece de 26 a 28 de maio na Estação Tecnológica de Quixadá","Data":"2026-05-20","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Prefeitura de Quixadá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia (Sedetec), realiza de 26 a 28 de maio a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento acontecerá na Estação Tecnológica, sempre a partir das 18h30, reunindo empreendedores, profissionais e pessoas interessadas em ampliar conhecimentos sobre gestão, negócios e empreendedorismo.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A programação foi pensada para fortalecer os microempreendedores individuais do município, oferecendo momentos de aprendizado, troca de experiências e incentivo ao crescimento dos pequenos negócios. A iniciativa busca ainda estimular o empreendedorismo local e contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>As inscrições para participar da Semana do MEI são gratuitas, porém as vagas são limitadas. Os interessados devem garantir participação por meio do formulário disponibilizado pela organização. Entre as informações necessárias para realizar a inscrição estão número do CPF, telefone para contato e endereço de e-mail. A inscrição pode ser realizada pelo seguinte link: https://forms.office.com/r/P4UmCjbetL</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A Sedetec destaca a importância da participação dos empreendedores quixadaenses no evento, que será uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos, fortalecer conexões e conhecer ferramentas que podem auxiliar no crescimento e na sustentabilidade dos negócios locais.</P></FONT>","Categoria":"#Empreendedorismo   ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=996","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/996/Capa996.jpg"},{"Id":995,"Titulo":"Prefeitura de Quixadá realiza, nesta quarta-feira (20), o V Fórum de Educação Ambiental","Data":"2026-05-19","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Prefeitura de Quixadá, por meio da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), realiza, nesta quarta-feira (20), o V Fórum de Educação Ambiental de Quixadá. O evento será realizado das 8h às 11h30, no Auditório do Paço Municipal, localizado na Rua Tabelião Enéas, nº 649, no Centro da cidade.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O fórum tem como objetivo promover um momento de reflexão, aprendizado e fortalecimento do compromisso coletivo com a preservação ambiental. A programação reunirá representantes de instituições parceiras, estudantes, profissionais e membros da sociedade civil para debater temas ligados à sustentabilidade e à educação ambiental.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A iniciativa conta com a parceria do Consórcio de Resíduos Sólidos do Sertão Central (Conserce), do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), fortalecendo a integração entre poder público, instituições de ensino e entidades ligadas à causa ambiental.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Segundo a organização, o evento reforça a importância da conscientização ambiental e da participação da população na construção de uma cidade mais sustentável. O V Fórum de Educação Ambiental também busca incentivar práticas responsáveis e ampliar o debate sobre os desafios ambientais enfrentados atualmente.</P></FONT>","Categoria":"#MeioAmbiente       ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=995","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/995/Capa995.jpg"},{"Id":994,"Titulo":"Bairros de Quixadá começam a receber nova pavimentação a partir desta segunda-feira (18)","Data":"2026-05-18","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>Foi dado início na manhã desta segunda-feira (18), mais uma importante etapa de obras de infraestrutura urbana no município de Quixadá. Diversas ruas de vários bairros passam por pavimentação asfáltica, que começou pelo bairro Campo Novo e seguirá, nos próximos dias, para os bairros Triângulo, Irajá, Baviera e Carrascal.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>As obras fazem parte do Programa Sinalize, realizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Quixadá. Ao todo, serão mais de 30 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, garantindo mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A nova pavimentação vai beneficiar diretamente moradores, comerciantes e motoristas que trafegam diariamente pelas vias contempladas. Além de melhorar o acesso e reduzir problemas causados pela poeira e buracos, o asfalto também contribui para a valorização dos bairros e para o desenvolvimento urbano da cidade.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A gestão municipal segue investindo em obras em diferentes regiões de Quixadá, fortalecendo a infraestrutura do município e levando melhorias que impactam diretamente o dia a dia da população.</P></FONT>","Categoria":"#Mobilidade         ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=994","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/994/Capa994.jpg"},{"Id":993,"Titulo":"Bruno e Marrone, Seu Desejo, Felipe Amorim e Limão com Mel são anunciados para o Quixadá Junino 2026","Data":"2026-05-18","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>As atrações do Quixadá Junino 2026 foram anunciadas oficialmente na noite da útima sexta-feira (15), durante o lançamento do festival realizado no Corredor Cultural, ao lado da Praça José de Barros, espaço onde acontecerá o evento. O anúncio foi feito pelo prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, que revelou os nomes que irão comandar a maior festa de São João do Sertão Central do Ceará entre os dias 16 e 18 de julho.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Entre as atrações confirmadas estão a consagrada dupla sertaneja Bruno e Marrone, o romantismo do grupo Seu Desejo, o fenômeno Felipe Amorim e a tradicional banda Limão com Mel. O grande destaque do anúncio ficou por conta da confirmação inédita de Bruno e Marrone, que irão se apresentar pela primeira vez em Quixadá e em toda a região do Sertão Central, em um show exclusivo dentro do Quixadá Junino 2026.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Durante o lançamento, o público reagiu com entusiasmo a cada atração anunciada pelo prefeito, transformando a noite em um verdadeiro esquenta para o festival. A noite foi animada pelo som do DJ Babu e do cantor Fabrício Moreira, artistas locais que garantiram a diversão do público presente e deram o tom da energia que deve tomar conta das três noites do evento em julho.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Além dos grandes nomes nacionais, o Quixadá Junino 2026 também contará com apresentações de artistas locais e regionais, valorizando os talentos da terra e fortalecendo a cultura nordestina. A iniciativa, retomada pela atual gestão municipal, mantém viva a tradição de abrir espaço para músicos da cidade e da região dividirem o palco com atrações de destaque nacional, proporcionando ainda mais identidade e representatividade ao festival.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Consolidado como um dos maiores eventos culturais do interior cearense, o Quixadá Junino atrai turistas, famílias, quixadaenses e visitantes de diversos municípios do Sertão Central, impulsionando a economia local com a movimentação do comércio, da rede hoteleira e dos serviços. A Prefeitura de Quixadá informou ainda que os dias e horários das apresentações de cada artista serão divulgados posteriormente nos canais oficiais do município.</P></FONT>","Categoria":"#Festa              ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=993","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/993/Capa993.jpg"},{"Id":992,"Titulo":"Corredor da Copa será realizado novamente em Quixadá durante a Copa do Mundo 2026","Data":"2026-05-18","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>Durante o lançamento oficial do Quixadá Junino 2026, realizado na noite da última sexta-feira (15), o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, anunciou mais uma novidade para a população: a realização de uma nova edição do Corredor da Copa, evento que movimentará a cidade durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo deste ano.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O evento acontecerá ao lado do Banco do Nordeste, no Centro de Quixadá, reunindo torcedores para acompanhar os jogos da Seleção em um ambiente de confraternização, animação e muito entusiasmo. A proposta é transformar o espaço em um grande ponto de encontro para os apaixonados por futebol e pela cultura popular.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Assim como aconteceu na primeira edição, realizada durante a Copa do Mundo de 2022, o Corredor da Copa contará com apresentações de artistas locais antes e depois das partidas do Brasil, garantindo entretenimento e valorizando os talentos musicais da cidade. A iniciativa busca unir esporte, cultura e lazer em um só espaço.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Com o anúncio, a Prefeitura de Quixadá reforça o compromisso de promover eventos que fortaleçam a convivência social e levem diversão para a população. A expectativa é que o Corredor da Copa volte a reunir centenas de pessoas em momentos de celebração e torcida pela Seleção Brasileira.</P></FONT>","Categoria":"#Festa              ","CapaURL":"","Url":"https://www.quixada.ce.gov.br/informa.php?id=992","Capa":"https://www.quixada.ce.gov.br/fotos/992/Capa992.jpg"}]