Terra dos Monólitos sedia oficina QualificaAPSUS da Secretaria Estadual da Saúde

A cidade de Quixadá sedia entre os dias 03 e 05 de julho a Oficina do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará (QualificaAPSUS). O evento realizado pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (8ª CERES) acontece no Auditório do Centro Universitário Católica de Quixadá, e conta com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde.  Participam da oficina os municípios que compõem a regional de saúde de Quixadá.

Os trabalhos iniciaram na manhã da segunda-feira (03) com a participação do coordenador da 8ª CERES, Welligton Xavier (Cí); representante da Coordenadoria de Políticas de Atenção a Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Erice Marques; responsável técnica da APS 8ª CERES, Andrielly Pinho; secretária de Saúde de Banabuiú, Rianna Nobre e a secretária de Saúde de Quixadá, Juliana Câmara, que ministrou palestra sobre os novos rumos da atenção primária.

O Projeto QualificaAPSUS Ceará, foi lançado pela Secretaria da Saúde do Estado em janeiro de 2016, com o objetivo de subsidiar a reorganização do modelo de atenção a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, da implantação e implementação das Redes de Atenção.

O processo de implantação do modelo de atenção à saúde no Ceará contará com o Instrumento para Avaliação da Qualidade na Atenção Primária à Saúde, que atribuirá os Selos Bronze, Prata e Ouro às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados das unidades básicas de saúde. O instrumento de avaliação vai possibilitar a verificação do estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificar e corrigir as não conformidades, bem como desenvolver planos para melhoria contínua. Serão definidas unidades laboratórios em que serão implantadas as mudanças estruturais e processuais com a participação de tutores.